CONSELHOS PARA MIM MESMO

Prof. Antônio de Oliveira

antonioliveira2011@live.com

Em 2013, esforçar-me-ei a não reter na lembrança eventuais momentos de mágoa. A alegria da superação compensa o esforço da prova, sem olhar para trás nem me remoer com o que eu fiz ou deixei de fazer.

Em 2013, dando adeus ao ano velho, saúde pra dar e vender.

Esforçar-me-ei por valorizar a saúde, em vez de ficar pensando em doença. Mas, se a dor renascer, hei de resistir e sorrir. Sim, eu vou crer.

Esforçar-me-ei em manter memória seletiva, cultivando os momentos felizes e eliminando as más lembranças. Dias de ira são dias perdidos na contagem do tempo; dias de paz nutrem a seiva da vida. Nossa natureza é dotada de inúmeros anticorpos. Apostar em dias melhores é a quintessência da esperança.

Esforçar-me-ei para ter uma vida menos depressiva sem me queixar da incompreensão alheia nem de tantos problemas. Esse mundo tem a cor dos nossos olhos. Uns querem ter um carro; outros querem apenas poder andar. Uns querem ser endinheirados; outros querem apenas o indispensável à própria subsistência. Há quem identifique sabedoria com o que a gente sabe; melhor identificar sabedoria com a consciência do que a gente não sabe. Todo o mundo é um eterno aprendiz. Penso como Otto Lara Resende: “Cada coisinha que aprendo amplia o horizonte da minha ignorância”.

Esforçar-me-ei para ter muito dinheiro no bolso, mas como um desiderato, não como uma obsessão. Faz sentido pensar a angústia dos desempregados, dos famintos, dos sem teto, dos encarcerados, dos enfermos, dos idosos, dos deserdados do poder público, das vítimas das intempéries, da violência e do trânsito...

Esforçar-me-ei por tolerar, sem julgar; aliviar, sem culpar; perdoar sem condenar. Tem coisas que só o coração sabe escutar. E, quando pede, tem razões que a própria razão desconhece. Na dúvida, siga o que o coração esteja pedindo, dizia minha mãe. E completava: O coração não apenas escuta; fala também... “Sino, coração da aldeia; coração sino da gente.”

Antônio Oliveira MG
Enviado por Antônio Oliveira MG em 26/12/2012
Código do texto: T4054032
Classificação de conteúdo: seguro