A FUNÇÃO DO PASTOR
A FUNÇÃO DO PASTOR
A função de Pastor é tão importante, que Davi, mesmo na sua juventude, passou muitos anos pastoreando com muita responsabilidade as ovelhas de seu pai, cuidando com todo afinco, provendo e protegendo aqueles indefesos animais que nada possuíam para se defender na hora do perigo.
A lição que Davi aprendeu com sua profissão de pastor levou-o a compor uma das mais belas e inspiradas canções que se tornou - podemos dizer -, o texto mais conhecido da Bíblia Sagrada, o Salmo Vinte e Três, quando inicialmente diz: “O Senhor é meu pastor, nada me faltará...” Que riqueza de expressão! Que bela composição! Os seis versículos que constitui este Salmo, descreve o autor todas as funções do verdadeiro Pastor, que somente o Senhor Jesus, na sua deidade pode exercer; cabendo ao mortal, o privilégio de ser guiado, provido e protegido por esse supremo Pastor.
Do ponto de vista humano, Deus na sua infinita misericórdia, confiou a alguns de seus filhos a função de Pastor, para cuidar de suas ovelhas, a sua amada Igreja.
Se a cada cristão o Espírito Santo concedeu dons especiais; aos pastores, Deus concedeu-lhe a capacidade de apascentar o seu rebanho.
O pastor é aquele que cuida, aquele que apascenta e protege as ovelhas do lobo devorador.
Em Efésios 4: 11. Paulo destaca cinco importantes cargos do ministério, Apóstolos, Profetas, Evangelistas, Pastores e Mestres. Visando tão somente, o aperfeiçoamento dos santos.
É claro que cada um desses obreiros tem sua função específica, porém a função do pastor, no meu entendimento, tem seu destaque, pois ele tem a função de dirigir a igreja ou congregação, cuidando, evidentemente, das necessidades de cada ovelha. Os cuidados que o pastor deve ter de apascentar as ovelhas foi uma recomendação de Jesus quando disse a Pedro: “apascenta as minhas ovelhas...”
Numa Igreja poderá até nem ter a figura do Apóstolo, do Profeta, do Evangelista e do Mestre, mas nunca poderá prevalecer o rebanho do Senhor, sem a presença marcante de um Pastor, pois sua função lhe capacita a exercer todos os demais cargos.
Ora, se o Apóstolo é aquele que representa alguém, quem seria mais capacitado que o Pastor para representar o Senhor na terra? O Pastor e o Apóstolo nos dias atuais.
O Pastor sempre profetiza. Aliás, esse é o seu papel quando leva a palavra do Senhor para sua igreja, e nesse particular, com frequências, o Senhor Jesus usa o Pastor da congregação para trazer, literalmente, uma palavra profética para o seu rebanho, exortando cada ovelha a permanecer firme nos fundamentos cristãos.
O Evangelista pode até não fazer o papel de Pastor, mas o Pastor faz, consequentemente, o papel do Evangelista. Qual é o papel do Evangelista? Não é anunciar as boas novas de salvação aos perdidos? Pois é, essa função o Pastor também ocupa, usando suas habilidades e contribuindo para o crescimento da Igreja. E tem mais, o Pastor faz esse papel com muita precisão, visto que, ele mesmo se encarrega de levar as almas conquistadas ao aprisco para delas bem cuidar.
E por que não dizer que o pastor é um verdadeiro Mestre? Se a Bíblia diz que ele deve ser o exemplo dos fiéis, só aí, ele deve repassar para o rebanho a mais perfeita lição exemplar, se colocando como modelo, como padrão, demonstrando seu exemplo de piedade e de pureza, não apenas do ponto de vista teórico, mas, especialmente, na prática, pois ele – Pastor – deve ser alguém cuja fidelidade em Cristo será tomada como exemplo, pois através de seu comportamento, suas ovelhas aprenderão lições essenciais para o seu crescimento espiritual.
Concluímos dizendo que: “Se alguém deseja o episcopado, excelente obra deseja”, I Tm. 3:1, Aquele que tem vocação para este Santo ministério, deve exercer com grande responsabilidade, munido de bom caráter e integridade moral, mantendo, sobretudo, sua comunhão com o Espírito Santo de Deus, pois Ele certamente o capacitará para tão importante missão.