Faleceu Ledo Ivo...

Faleceu Lêdo Ivo, alagoano, jornalista, poeta, romancista, contista, cronista, ensaísta e imortal, desde o dia 13 de novembro de 1986, ocupante da cadeira número 10. Nascido em Maceió, no dia 18 de fevereiro de 1924 e, que estreou na literatura aos 20 anos, com o livro de poesias, As Imaginações, morreu neste domingo (23), aos 88 anos, em Barcelona, Espanha. Familiares relataram que ele passou mal quando almoçava. O escritor estava a passeio na cidade, onde passaria o Natal.

Minha pátria não é a língua portuguesa/ Nenhuma língua é a pátria/ Minha pátria é a terra mole e peganhenta onde nasci e o vento que sopra em Maceió/ São os caranguejos que correm na lama dos mangues e o oceano cujas ondas continuam molhando os meus pés quando sonho/ Minha pátria são os morcegos suspensos no forro das igrejas carcomidas, os loucos que dançam ao entardecer no hospício junto ao mar, e o céu encurvado pelas constelações/ Minha pátria são os apitos dos navios e o farol no alto da colina/ Minha pátria é a mão do mendigo na manhã radiosa. Assim, definia Lêdo Ivo, sua terra natal, no poema de sua autoria “Minha Pátria”.

Soneto Puro _Ledo Ivo falecido hoje.

.

Fique o amor onde está; seu movimento

nas equações marítimas se inspire

para que, feito o mar, não se retire

de verdes áreas de seu vão lamento.

.

Seja o amor como a vaga ao vago intento

de ser colhida em mãos; nela se mire

e, fiel ao seu fulcro, não admire

as enganosas rotações do vento.

.

Como o centro de tudo, não se afaste

da razão de si mesmo, e se contente

em luzir para o lume que o ensolara.

.

Seja o amor como o tempo – não se gaste

e, se gasto, renasça, noite clara

que acolhe a treva, e é clara novamente.