Se somos iguais, então porque o preconceito racial?

Todos nós sabemos que dia 20 de Novembro é dia da Consciência Negra. Mas infelizmente o dia é marcado por piadinhas ofensivas. Para muitos de nós brasileiros, o negro ainda é “escravo”, por ainda ter conceitos racistas e ultrapassados. O racismo e a discriminação continuam sendo os principais fatores que impedem a igualdade racial. Aí faço a pergunta: Se muitos de nós somos descendentes de negros, porque o preconceito então?

O negro foi humilhado, foi castigado, apanhou muito, sofreu, derramou seu sangue e perdeu sua vida para que muitos da raça hoje conseguissem algo. A luta dessa raça é digna de reconhecimento. Porém, com a definição da sociedade capitalista, muitos negros acabaram sendo discriminados pela situação financeira. Isso só ajudou a piorar a situação.

Em outras palavras, o brasileiro é ignorante e imbecil em manter-se superior ao negro. Não vou generalizar, mas a maior parte da população brasileira ainda mantém esse pensamento Pré- histórico e infantil. Julgam pela cor, e não pelo que realmente é. Isso quando não transmitem para seus filhos e netos esse conceito idiota típico de racista através de piadinhas ofensivas. Essas pessoas devem mudar seus conceitos. Deveriam sofrer como sofreram os negros e deveriam sentir na pele quão longa foi, e está sendo a luta deles para obter reconhecimento e igualdade na sociedade, para que antes de fazer alguma piadinha de mau gosto, pense duas vezes.

Tivemos muitos ícones da luta dos direitos dos negros. O mais famoso no Brasil foi Zumbi dos Palmares. Ele que iniciou a luta, e foi morto. Ao longo das décadas intensificou-se a luta pelos direitos. Martin Luther King lutou pelos direitos dos negros nos Estados Unidos, acabou assassinado. Eles estão entre centenas de outros e outras que perderam suas vidas buscando um único objetivo: a igualdade e o reconhecimento da raça negra nos dias de hoje.

Agora cabe a nós apoiarmos esse movimento. Mas antes de tudo, devemos tirar de nossas cabeças esse pensamento imbecil de superioridade de raças. NÃO EXISTE SUPERIORIDADE DE RAÇAS. NINGUÉM É MELHOR QUE NINGUÉM! O que se ganha discriminando a raça negra? Respeito? NÃO! Se quiserem respeito, aprendam a respeitar as raças, pois todos nós somos iguais perante a lei. Aliás, quem não respeita seu semelhante, independente de raça, só tem a perder. Do mesmo modo que se ofende alguém pela cor, pode ser ofendido. Então respeite pra ser respeitado.

Para fechar, coloco um trecho da letra de “ Racismo é Burrice” de Gabriel o Pensador, que infelizmente retrata a definição do racismo:

“O racismo é burrice, mas o mais burro não é o racista

É o que pensa que o racismo não existe

O pior cego é o que não quer ver

E o racismo está dentro de você

Porque o racista na verdade é um tremendo babaca

Que assimila os preconceitos porque tem cabeça fraca

E desde sempre não pára pra pensar

Nos conceitos que a sociedade insiste em lhe ensinar

E de pai pra filho o racismo passa

Em forma de piadas que teriam bem mais graça

Se não fossem o retrato da nossa ignorância

Transmitindo a discriminação desde a infância

E o que as crianças aprendem brincando

É nada mais nada menos do que a estupidez se propagando...”

Todos nós somos iguais, pra quê o preconceito? Vamos deixar de ser burros e de continuar se mantendo na superioridade. Vamos unir nossas forças e vamos acabar de vez com essa idéia burra de racismo. Racismo é coisa de cabeça fraca.

Igualdade racial sim, racismo não!!!