Existe Papai Noel?

É chegado o dia de Natal, quando se comemora o nascimento de Jesus Cristo, não que Cristo tenha nascido nessa data, considerando que o calendário vigente sofreu algumas alterações de conformidade com o Papa Gregório. Mas deixando isso de lado vamos ao que interessa: Existe Papai Noel? Sim ou não, responda, seja breve, não vale ficar sobre o muro, na sua concepção diga para quem está ao seu lado qual o seu posicionamento acerca do questionamento. Eu tenho certeza que existe, claro que nunca o vi trazendo nada para mim, mas também não conheço ninguém que o tenha visto, salvo meu terceiro filho que certa vez ao comentar sobre os presentes recebidos na véspera de Natal, disse que lá pelas tantas da madrugada ele havia visto um vulto, que parecia um velhinho, mas que com medo que ele fosse embora preferiu fechar os olhos e fingir que dormia, mas o pior aconteceu, de fato adormeceu e perdeu a chance de poucos, que afirmam terem visto o Papai Noel trazendo seus presentes.
Confesso que nunca contradisse tal pensamento dos meus filhos, pelo contrário, sempre os alimentei, tenho a convicção que todos nós devemos viver as fases da vida. Crer no Papai Noel é uma delas. Qual o mal que há nisso? Pelo que me consta não é crime, muito menos insalubre para a saúde, pelo contrário, tenho certeza que ter uma boa fantasia na cabeça faz muito bem ao corpo e a mente. Quem nunca sonhou em viver num castelo como um verdadeiro rei? Isso seria crime? Não seria isso a mesma coisa que uma criança tão pequenina crer num ser que apenas premia aquele que foi bem na escola, que foi educado com seus pais, amoroso com seus irmãos, cordial com seus vizinhos, amável com seus colegas, e por aí vai. Perceba a extensão que é crer no Noel, uma sequencia quase que infinita de coisas boas, ou coisas que devemos praticar com o nosso semelhante, mas que depois de grandes, adultos, não praticamos um décimo daquilo que deveríamos praticar.
Crer na existência do Papai Noel não há nem um malefício para o ser humano, ora se pudermos crer somente naquilo que vemos e podemos apalpar, então como explicaríamos aos pequeninos que Deus está dentro de cada um de nós, que mesmo ela, a criança, não enxergando, mas temos dentro de nós o Espírito Santo. É no mínimo uma tarefa impossível fazermos eles crerem nisso. Portanto, melhor será ficar com a crença no Papai Noel, vivermos os momentos de criança, a tradição, onde podemos colocar nossas meias na janela, as cartinhas nas árvores, enfim, deixarmos a criança viver sua fase de Papai Noel, aliás todos devem viver, ou você nunca acreditou em Papai Noel? será que fortes um bruto, criado com toda crueldade dos tempos das cavernas? Claro que não, pobre ou rico, bem ou mal, todos adultos viveram essa fase, se não viveu, carrega dentro de si um vazio, aproveite e preencha-o neste Natal.

Afonso Luciano