NO “PAÍS DE CARUARU’’
Ysolda Cabral
 
 
 
Recebi há pouco um e-mail de um desinformado que não sabe que CARUARU não é um nome qualquer, não é um lugar qualquer, e, nem muito menos um lugar comum e nem ‘’BAIRRO’’.
 
Então, resolvi tirá-lo da ignorância, para o caso dele dar de cara com o Criador ainda hoje e venha a passar vergonha, por desconhecer a Sua grandiosa obra.
 
- Afinal não é hoje que o mundo vai acabar?!
 
Pois muito bem: Caruaru é ‘’País’’! Tem até Morro! O Morro do Bom Jesus. E, quem quiser chegar até lá em cima, pra ter o país inteirinho aos pés, convém pensar duas vezes, pois pode ser a última coisa que faça na vida, caso o mundo não se exploda hoje. Possibilidade que me leva a deixar esta dica, para quem vive uma vidinha mais ou menos e tem em mente por um termo definitivo nela: o Morro do Bom Jesus é o lugar certo.
 
Tem a feira que * ‘’faz gosto a gente vê, de tudo que há no mundo, nela tem pra vender’’...  Tem ruas esburacadas, há séculos, em nome do progresso.

Contudo, não tem mais muriçoca, nenhumazinha se quer saber!

 
O ‘’País de Caruaru’’ cresceu tanto que não cabe nele mesmo! E a lindeza? A lindeza é tanta, que ninguém consegue vê!  Só lá de cima do morro. Mas ninguém quer subir ali 
 
Os poetas? São os mais inspirados do planeta!  Nas margens daquele que foi um Rio formoso, sendo Ipojuca, compõem os mais belos poemas, os quais na rádio corredor calam os fofoqueiros de plantão.
 
Tem campo de futebol do maior time do mundo: O CENTRAL ESPORT CLUB. Pense num time de craques!  Nem é time. É SELEÇÃO!
 
Evidentemente que, nem tudo é perfeito. Existe nas redondezas, um vilarejozinho chinfrim, igualzinho a outro que conheco, cujos prefeitos matam a gente de tanta vergonha por onde quer que a gente vá.
 
Lembro que, por ocasião de minha primeira viagem de avião, meados de l970, fingindo não ter medo de voar e querendo parecer íntima dos grandes ‘’pássaros de aço’’, percebi que um deles, estava no mesmo voou que eu. Eu, com destino à cidade de São Paulo e ele à Brasília, naturalmente.
 
O sujeitinho era asqueroso, atarracado e barrigudo. Num terno de linho branco, com a camisa aberta no peito, mostrando grossa corrente de ouro, revirava o estômago de qualquer cristão. E, quando a aeromoça nos colocou a par das condições do voou, da aeronave e nos desejou uma boa viagem, ele se levantou e gritou...
 
‘’ Diante dum improviso desses, eu não posso ficar calado!”E, gesticulando espalhafatosamente, se espichando, como toda pessoa de estatura pequena, costuma fazer para parecer mais alta, e, ainda, se sentindo num ** ‘’ Comício de Beco Estreito’’, começou a discursar.
 
Eu, atrás, imediatamente me encolhi. Não queria que ninguém soubesse que éramos praticamente  visinhos.
 
Mas fora isso, caro leitor, o ‘’ PAIS DE CARUARU’’ é ótimo lugar para se viver e constituir família.
 
Vai pra lá!
 
**********
 
* Trecho da canção ‘’ A Feira de Caruaru’’ de Onildo Almeida
** ‘’ Comício de Beco Estreito’’ de Jessié Quirino (vale à pena conferir)