Audiência de Conciliação - Contrato de permuta da alma com o Senhor Diabo da Silva

- O que os traz aqui hoje, cavalheiros, nesta audiência de conciliação?

- Bem, meritíssimo, meu cliente assinou um contrato com este senhor e queremos declarar sua nulidade.

- E do que se trata o contrato?

- É um contrato de permuta. Meu cliente entregará sua alma em dez anos a contar da data da assinatura do contrato. Em troca, este Senhor, Diabo da Silva, fica responsável por conseguir dinheiro e sucesso ao meu cliente.

- E em quanto ficou estipulada a prestação?

- Aí reside um dos problemas, meritíssimo. O réu não estipula claramente quanto. Conseguirá quanto dinheiro? Quanto sucesso? Como se mede o sucesso de alguém? Leciona o art. 123 inciso III do Código Civil que isto invalida o negócio jurídico!

- Não chega a tanto. Podemos tentar chegar num acordo sobre um valor correto de dinheiro, nobre colega.

- Segundo o artigo 331 do Código Civil, como não há prazo certo, meu cliente pode cobrar a prestação imediatamente! Mas não é tudo, Senhor Diabo da Silva. Meu cliente alega, com razão, que esta prestação é claramente excessiva, artigo 478!

- Podemos trabalhar pelo artigo 479, que determina que não é necessário que se rescinda o contrato. Podemos negociar a prestação, para diminuir a onerosidade.

- Senhores defensores. Vejo que o problema reside na onerosidade da prestação de uma parte, que terá de dar toda a alma por toda a eternidade, e em troca recebe prestação incerta e insuficiente.

- Sim, meritíssimo.

- Vamos tentar chegar num acordo então? As partes concordam?

- Sim. Que tal estipularmos um valor pecuniário pela minha alma? Vinte milhões de reais, eu sugiro. E também que minha alma seja cedida por cinco anos.

- Porque eu faria um pacto por cinco anos de alma? Ou a eternidade ou nada. E vinte milhões é muito. Quer dizer, para mim não é nada, mas como você tá complicando, vou complicar também.

- Que acham as partes de 10 milhões de reais por 25% da alma?

- 20 milhões.

- Te dou 20 milhões e tu me dá 50% da tua alma.

- Feito!

- Se as partes concordam, fica assim decidido. Tenham uma boa tarde.

"Deixe-me ver qual o próximo caso... Pensão alimentícia... Alcmene pede pensão pro filho, Hércules, do pai Zeus... Vixe, citado no Monte Olimpo, esses deuses gregos são fogo..."