O Mal da Orkutização

Uma das coisas que mais me irrita nesses últimos tempos são os efeitos da "orkutização" no Facebook.

Antes de tudo, essa "orkutização" é nada mais que uma série de ações muito comuns nessa rede social, como envio de correntes de e-mail, postagens de fotos e vídeos inadequados, notícias falsas e perfis fakes com o objetivo de ofender outros e hackear seus dados.

Esse efeito está causando sérios problemas para quem utiliza o Facebook, como eu por exemplo. Estamos sendo bombardeados constantemente por correntes de e-mails, fotos de gente nua, de acidentes de trânsito e pessoas mortas, notícias manipuladas e falsas, e vídeos inapropriados. Isso ocorre com muita frequência e há um certo tempo dentro da rede por usuários que mantém conta no Orkut ainda.O brasileiro não sabe usar as redes sociais de forma correta, pacífica e útil. Não pode abrir uma brecha ou aparecer uma falha que já quer se popularizar de forma errada. E quando eu falo em rede social, generalizo. O problema se estendeu do Orkut pro Facebook, passou pro Twitter, atingiu a rede de perguntas ask.fm e já chegou até mesmo no Google Plus, entre outras.

Com certeza, o que levou esses desocupados a começarem com estes atos inúteis, foi com certeza a consequente queda na popularidade do Orkut devido essas ações e ao mesmo tempo, a ascenção do Facebook. Eu mesmo, deixei o Orkut de lado por causa das correntes de e-mail e dos consecutivos ataques de hackers. Então quem era popular por causa dessas coisas lá, acabou caindo de nível, e pra não ficar por fora, decidiu usar essas técnicas no Facebook, que por sinal são desagradáveis.

Isso causa irritação entre todos os usuários do Facebook, porém, infelizmente poderá piorar. E o que mais irrita profundamente é saber que essas pessoas não são punidas, enquanto milhares de usuários como eu, são punidos por pequenos atos que julgo inofensivos, como adicionar pessoas conhecidas, mas que eles julgam como "desconhecidas", ou spam, ou postar um comentário e logo é bloqueado, etc...

Uma das formas mais viáveis na minha opinião para evitar seria uma punição mais severa para quem costuma postar este tipo de conteúdo, através de bloqueios e até mesmo suspensão da conta. Porém essa punição teria que ser realmente para quem merece, o que não ocorre de maneira certa. Enquanto a nós, usuários, a solução é evitar esses conteúdos ignorando, bloqueando e denunciando o que julgar mais ofensivo. Acabar com isso não vai, porém com um pouco de bom senso, é possível diminuir e tornar o Facebook uma rede pelo menos mais" limpa".