<> VIDAS RECLUSAS <>

De repente o Barbosa, que eu não via há mil anos se, atracou no meu braço com tamanha efusão que no susto eu pensei que fosse um punguista. Eu estava no passeio central da Afonso Pena, esperando o sinal verde. Sua oratória não respeitava vírgula nem Ponto final. Pior, o Barbosa falava cuspindo. O Sinal já havia fechado de novo. Ele era 'bibliotecário'. E eu pensei: Como é que eu me 'livro' dele. Quando o Sinal reabriu, eu aproveitei sua ínfima pausa respiratória e o atalhei:- Deixa eu correr que o Dentista tá me esperando. E segui meu caminho, com inveja da MUDEZ . Depois, em casa, fui pesquisar para escrever minha Crônica a seguir:

Nos anos 80, um sábio Monge tibetano visitou o Brasil. Foi cercado pela Imprensa brasileira, que o cravejou com a seguinte pergunta:

Mestre, QUAL É A SUPREMA SABEDORIA?

Nenhuma resposta. Os jornalistas aguardaram uns cinco minutos e

repetiram a pergunta:- Mestre, QUAL É A SUPREMA SABEDORIA??

Mais uns cinco minutos de espera, e nada. Só na quarta vez o mestre respondeu:

- Já respondi: -A SUPREMA SABEDORIA É O SILÊNCIO.

PRIMEIRO PENSEI NO GENIAL JOÃO GILBERTO. (Pai da Piriguete Bebel Gilberto), e sua clausura total. Não fala com ninguém, não atende telefone, não dá entrevista, e não vai a lugar nenhum. Ninguém tão só, ninguém tao MUDO. Quando ele fez 80 anos a Rede Globo quis Prestar-lhe uma homenagem-surpresa com uma festa monumental. Todo o mundo musical estava presente. só não veio o aniversariante. E só raramente, quando precisava por em dia o aluguel e outras contas, ele fazia uma única apresentação no “ Carnegie Hall” de Nova Iorque. Cobrava o que quisesse, catava o dinheiro e desaparecia em seu esconderijo no RJ.

OUTRO EXEMPLO É GRETA GARBO. Este mito e mistério (1905 a 1990) foi a maior lenda do cinema. Nunca deu uma entrevista. Era avessa a fotografia, e ninguém, nem Reis nem Rainhas conseguiram

dela um simples autógrafo. Poderão dizer que é um silêncio promocional. Não sei, só sei que ela se tornou a mulher mais importante do século XX por tudo que NÃO FALOU.

Último, e MAIOR DE TODOS foi NEIL ARMSTRONG (1930- 2012).

O primeiro homem que ao viajar 384 mil km para apear em outro planeta, disse apenas:- Um pequeno passo..., e, terra é azul. Foi só. E não fosse seus amigos de viagem, não teria uma reles foto para um neto ou para a posteridade.

Não fosse um filmete oficial, mostrando sua façanha com alguns pulos, tipo canguru, na gravidade zero, nosso herói ficaria sem registro visual.

E mais: Em sua volta, foi festejado pelos holofotes do mundo inteiro, tendo como mestre de cerimonia o Presidente Nixon.

Ele apenas ensejou rever sua velha cama para se recompor do cansaço que a viagem lhe impusera. Recusou homenagens, e honrarias do mundo inteiro.

Com o passar do tempo, era fácil sabe-lo dirigindo seu velho Chevrolet na cidadezinha de Cincinnati (Ohio, USA), rumo a Universidade onde era professor de engenharia aeroespacial, numa vida que ele sonhara discreta.

E já com mais de oitenta anos anos, quando um aluno lhe perguntou, que homenagem ele gostaria que fosse escrita em sua lápide, O primeiro ser que pisou em outro planeta, ditou o epitáfio: - Armstrong...um funcionário da N.A.S.A.

mf.