O IDEAL E O REAL.

Duas variantes indissoluvelmente ligadas; ideal e real. Um passeio na ponte da vida do homem, que liga um lado ao outro.

O ideal reside na projeção da realidade que se quer, nada mais é do que mudança.

Muda-se de ano, redirecionam-se projetos das mais variadas espécies. Tudo se modifica, nada há de conquista definitiva em termos de saber e conhecer. Por isso a modificação é constante e acontece a oposição entre o ideal e o real. A relatividade preside a mudança.

A corrida na busca do ideal esbarra multiplicadas vezes no real que não projeta. Não deve se inibir por esse motivo.

A relativização pontua esse embate promissor, ideal buscando o real. Se vai realizar-se figura desimportante. A tentativa da ideia se estabelecer fez e faz a mecânica do mundo.

Platão teria, primeiramente, assentada a oposição entre o ideal e o real.

É uma abordagem filosófica mais recente. Mesmo no romanceado antigo testamento, pleno de sabedoria, essa oposição estava presente.

Encontramos um ideal de Caim, de se igualar a Abel, matando-o por inveja. Seria o real, morte, manifestado pelo seu ideal de merecer reconhecimento maior. Na oposição da realidade à ideia, esqueceu-se existir a onisciência de Deus.

Resta a certeza de que nada é definitivo, as conquistas são alcançadas ou não, e a humanidade caminhará sempre diante dessa oposição, ideal e realidade.

Basta que o ideal seja bom para a realidade ser como o átomo, única matéria imortal, destinada à mudança, sem prejuízo do pensamento, o imaterial que nunca morre.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 19/12/2012
Reeditado em 19/12/2012
Código do texto: T4044124
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.