Oscar Niemeyer
- Próximo!
- São Pedro.
- Não, Oscar, sou o Santo Antônio. Mas enfim, eu que vou abrir os portões do céu para você.
- E cadê o São Pedro? Na mitologia católica não é o São Pedro que abre os portões do céu?
- Mitologia é mau, Oscar. Religião poxa, colabora. É por estas atitudes que temos que conversar bastante antes de deixar você entrar aqui.
- Porque sou ateu não é?
- Ateu é mau, Oscar. E como assim É ateu, e não ERA ateu? Nem chegando na porta do céu você para de duvidar Oscar? Duvidar é mau, Oscar.
- Sei lá, isto deve ser um sonho. Ou uma alucinação.
- Não, Oscar, você está no céu e eu sou Santo Antônio. Tenha um pouco de fé.
- Então, se isso é verdade, estamos no céu. Cristão, diga-se. E Deus é um cara vingativo e mau, como na Bíblia. Fui ateu em vida, estou no inferno.
- Ateu é mau, Oscar. Mas o Homem não é mal não, aquilo na Bíblia tá tudo errado. Ele quer obediência, oração e tudo mais, claro. Cá entre nós, Ele é meio vaidoso, sabe. Mas perdoa teu ateísmo, Oscar. Você foi um bom Cristão... Ops, digo, uma boa pessoa.
- Então qual o problema? Porque não posso entrar?
- Não disse que não pode entrar, Oscar. Mas temos que resolver uns probleminhas antes...
- Já sei! É porque fui comunista, certo?
- Comunista é mau, Oscar. Desde que o Homem fez a besteira de aceitar o Marx aqui dentro, isso aqui virou uma bagunça. O Homem gosta de gente inteligente. Mas foi ele entrar aqui, já começou com papo de igualdade, de sindicato, poder aos querubins proletários... Daí o Homem, justo do jeito que é, e também porque não aguentava mais esta estória de greve, deu direito a férias pro pessoal. O São Pedro tá lá, curtindo uma praia em Floripa. E eu fiquei substituindo ele até voltar.
- Essa é boa! Revolução proletária no céu!
- Revolução no céu é mau, Oscar. Não ria disso. O último que veio com esta história de poderes igualitários, de que o Homem era um ditador, que tinha que dividir o poder com a galera, acabou despromovido! O cara era Gerente de Assuntos Institucionais e hoje tá de chefe do Almoxarifado.
- O diabo.
- Diabo é mau, Oscar.
- Tá, então qual o problema? Porque não posso entrar no céu?
- Oscar, o que você acha deste portão?
- Normal.
- Como assim normal?
- Normal ué. Igual a qualquer portão. Medíocre. Sem inventividade. Normal.
- Medíocre é mau, Oscar. Era disso que eu tava falando. O problema é que tu vai querer criticar a obra do Homem. Vai querer fazer melhor, dar pitaco. E depois do que você fez lá por baixo, só com cem anos de vida, o Homem ficou meio cabreiro... O que você não faria por aqui com uma vida eterna? Ele tá com medo de tu fazer melhor que ele. E fazer melhor que ele é mau, Oscar.