A TRAVESSA DO COMÉRCIO, O JOÃO DA ESFIHA E O SUCUPIRA

Autor: ACLIBES BURGARELLI

É formidável viver, hoje, com grande importância, aquilo que, no passado, apesar de importante não fora vivido como devesse ser. Costuma-se dizer que um bom vinho não é saboroso no momento em que a rolha é removida da garrafa; o verdadeiro sabor vem depois de alguns momentos de descanso. Hoje, passado muito tempo, do distante final dos anos 50 e início dos anos 60, encontro-me bem descansado e, parafraseando a lição da degustação de um bom vinho, posso me transportar para a época em que a garrafa foi aberta, isto é 1957 e alguns anos depois. Trabalhava eu na Rua XV de Novembro, nº 251, na Western, e cumpria vários horários semanais, em rodízio de 24h, ou seja 06 às 12h; 12, às 18; 18, às 24 e 24 às 06h. Especialmente nos períodos matutino e vespertino, os funcionários dispunham de 20 minutos (que se transformavam em 30), para um pequeno café. O lugar já estava tradicionalmente marcado, ou seja, Travessa ou Rua do Comércio, em frente a um restaurante (na época se dizia bar e restaurante) onde existia uma pequena estufa com lâmpada permanentemente acesa, no interior da qual se posicionavam esfihas abertas, com o peculiar aroma; a conhecida Esfiha do João. João era um senhor bem afeiçoado, com trejeitos de pequeno comerciante (na época não se dizia empresário) e sua mulher, provavelmente descendente de árabe, cujo nome, se bem me recordo era Dª Maria, Mais do que as deliciosas esfihas, cujo preço era “pendurado” até o final do mês, quando o salário nos permitia quitação, o que nos levava ao lugar era a oportunidade de bate-papo sobre tudo: futebol, política, músicas, cinemas etc. Trinta minutos não eram suficientes para aqueles momentos de descontração. Eu, de minha parte, gostava da presença de uma pessoa que me fascinava pelo modo de vida que levava e que encontrava, na Esfiha do João, aconchegantes pessoas que não o discriminavam. Falo do Sucupira e seu auxiliar imediato, cujo nome não consigo recordar, mas bem nítida permanece a imagem servil daquele auxiliar voluntário. Sucupira era um senhor de aproximadamente 60 anos de idade, sempre portando um guarda-chuva, chapéu escuro, camisa branca, gravata estreita e comprida e paletó abotoado. Costumava fazer alusão à etimologia das palavras ou, como no caso, a tradição árabe das esfihas, sem dizer que era exímio em lições de moral, a respeito da conduta ou do comportamento de transeuntes ou mesmo de alguns fregueses. Normalmente qualquer sustentação oral feita pelo Sucupira recebia, depois de breve consulta, aprovação de seu auxiliar que meneava a cabeça positivamente. Um belo dia, não encontrei o Sucupira, no horário costumeiro, e perguntei à Dª Maria por onde andaria ele, ao que carinhosamente ela passou a narrar quem era aquela envolvente personagem. Era nada mais nada menos do que um grande advogado que, tragado pelo vício da bebida tornara-se alcoólatra e fora interditado pelo filho que ninguém conhecia. O filho sabia que o pai era fiel aos seus compromissos e tinha certeza de que, impossibilitado de deixar a bebida definitivamente, conseguiria sustentar o vício com alguns trocados que, todos os dias, recebia do mesmo filho. O horário da bebida era matutino e daí o motivo pelo qual Sucupira freqüentava a Esfiha do João, depois de bebericar no bar existente no lugar. Para não me alongar muito sobre essa pessoa que marcou minha vida, pelo fato de, em sendo alcoólatra, conseguir manter o vício com dignidade, foi uma cena que, de certa forma, me envolveu: Havia eu solicitado uma esfiha e, indagado a respeito de querer ou não algumas gotas de suco de limão, Sucupira segurou o vidro de suco de limão, levantou-o como a examinar o líquido contra o sol e assim se expressou -“to be or not to be that’is the question”!. E prosseguiu. – É uma tragédia, cuja caveira é a mistura na qual se adiciona o açúcar! E arrematou. – Por essa razão eu a prefiro pura.! Embora eu entendesse razoavelmente o idioma inglês, porque trabalha em um telégrafo inglês, no momento não entendi a referência. Sucupira, do alto de sua sabedoria percebeu minha mudez; olhou-me seriamente e perguntou-me: - Você conhece cachaça! Respondi positivamente; porém ele prosseguiu, - E Hamlet? Pelo meu sorriso ele percebeu que sim e por essa razão concluiu: - Hamlet e cachaça não se misturam, tome suas gotas de limão? Todos riram, mas, no fundo de minha alma, lamentei o fato de Sucupira enfrentar a grande prova de sua vida, sem deixar sua sabedoria, então transformada em piada. Hoje permanece somente recordação, porque um belo dia que se seguiu a outros Sucupira desapareceu da Rua ou Travessa do Comércio, tanto quanto desapareceram o João e a Dª Maria da Esfiha. Mas nada impede de eu passar pelo local, parar e relembrar cenas que sequer passam pelas cabeças dos transeuntes de hoje. Um grande abraço Sucupira.

aclibes
Enviado por aclibes em 18/12/2012
Código do texto: T4041776
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.