Geração Creuzebek

"Atenção, atenção Creuzebek, ao toque de quatro "JÁ VAI":

JÁ...JÁ...JÁ...JÁ VAI! "

No dia 17 de junho de 2011 foi lançado nos cinemas o documentário “Mamonas para Sempre”, que conta a história do Mamonas Assassinas, através de imagens e vídeos do arquivo pessoal de cada um, jamais visto na TV, e por meio de depoimentos de amigos, família e empresários/produtores.O documentário mostra o início desde a banda Utopia, passando pela formação da banda e pelo enorme sucesso que tiveram, até o triste final em março de 1996, e o filme foi lançado para relembrar a trajetória dos cinco jovens de Guarulhos, que até hoje nos fazem rir com suas músicas. Eu assisti grande parte do documentário, e gostei muito. Um rico material, repleto de videos caseiros, gravações de programas de tv, enfim, mostravam o cotidiano deles.

Mas o que quero relevar nesse documentário não é apenas a história do grupo, mas o sucesso astronômico que os garotos conseguiram em tão pouco tempo. Sete meses separaram o início da carreira, ao acidente que os vitimou, já no precoce auge de carreira. Os Mamonas Assassinas revolucionaram e inovaram em uma coisa, que até a primeira metade da década de 90 não existia, que era o estilo humorístico nas músicas. O Brasil ainda vivia a era de ouro do rock, com bandas já consagradas, como Legião Urbana, Titãs, Paralamas, Barão Vermelho, e tantas outras. Até a própria Utopia(que era o Mamonas antes da carreira) seguia este mesmo conceito, mas não era adequado para Dinho e Cia., que tinham algo fora do comum, que era o humor e a irreverência, que fizeram com que eles saíssem do anônimo, para ser a banda mais conhecida da época.

E foi com essa irreverência, com as músicas com letras humorísticas, e os figurinos hilários, que os tornaram referência na ocasião. Eu mesmo não tenho vergonha de dizer: Eu não nasci para ver desde o inicio, mas vivi a “Geração Mamonas”, e tantos outros que nasceram nessa época ainda vivem, não são todos infelizmente, mas muitos ainda lembram, gostam e se tornaram, assim como eu, profundos admiradores e porque não dizer fãs do Mamonas Assassinas. E o mais importante, eles provaram que é possível sim conquistar o que quer e obter sucesso sem perder a humildade e nem o carisma, e nem mesmo subir em outros para chegar aonde chegaram.

A única tristeza que tenho é de saber que essas novas gerações não entendam e nem reconheçam que os Mamonas foram e ainda são importantes no cenário musical, e até hoje, animam festas pelo Brasil afora. Infelizmente, essas gerações novas do que chamam de “rock”, não reconhecem isso, o que acaba deixando estupefatos todos os fãs e admiradores dessa banda que marcou o cenário musical no país e nos deixou precocemente. Falo tudo isso como um admirador, entre tantos outros milhões que viveram essa curta, mas ótima época.

Mais uma vez, não tenho vergonha de dizer:

“EU VIVI A GERAÇÃO MAMONAS!!!!!”