DE BELÉM A NEWTOWN: ADAM LANZA E HERODES

As árvores de Natal já estavam prontas, enfeitadas e iluminadas. Alguns dos presentes deles, já comprados, só aguardando o dia mais festivo da reunião, em família, chegar. A expectativa de mais um final de ano era esperada com certa ansiedade, bem própria do jeito simples e meigo das crianças. Boa parte delas, quase que, de malas prontas para aproveitar as férias e os feriados para uma programada e merecida viagem. Outros esperavam com ansiedade a chegada do vovô e da vovó, que vinham de longe, para atravessarem juntos, o período natalino. Uma bola, uma boneca, um carrinho, uma casinha. Criança é igual em todo lugar. Mas, ninguém imaginava que o clima de nascimento e vida, seria quebrado por um espectro de tragédia e morte. Surgiria das trevas, pois, não poderia ser doutro lugar, um jovem encapuzado que, antes de sair de casa, já deixara estendida e inerte no chão, aquela que lhe carregou no ventre e lhe deu a vida. Arma em punho, frio e sem piedade, adentra a escola da pacata cidade de Newtown, nos EUA, onde há dez anos, não se ouvira falar mais, de sequer, um assassinato. Porém, naquela manhã de sexta-feira, a tranquilidade e a rotina escolar foram interrompidas por mais de cem tiros disparados sem dó e sem razão de ser. Em segundos, vinte e seis pessoas tombam atingidas pelo anjo da morte. Meu Deus! Entre elas, vinte crianças, mortas quando começavam a viver. Diante desse quadro, o meu pensamento voa e retrocede na história que antecedia o Natal de Jesus, em Belém da Judéia. E como num registro dos jornais de hoje, na Bíblia ficou o relato, assim: “Vendo-se iludido pelos magos, enfureceu-se Herodes grandemente e mandou matar todos os meninos de Belém e de todos os arredores, de dois anos para baixo, conforme o tempo do qual com precisão se informara dos magos. Então se cumpriu o que fora dito por intermédio do profeta Jeremias: Ouviu-se um clamor em Rama, pranto, choro e grande lamento; era Raquel chorando por seus filhos e inconsolável, porque não mais existem” - Mt 2.16-18. O Natal de Jesus aconteceu, mas, muitas daquelas crianças de Belém, tombaram sem ver aquela data, tão esperada, chegar. Vinte um séculos se passam e mais uma data daquelas se aproxima e outras tão lindas crianças como aquelas, também, não poderão ver os cantos e os encantos de mais um Natal. Adam Lanza - ou mais um Herodes do nosso tempo, se levanta e deixa o mundo mais triste, menos criança, menos sorriso. E num momento insano, tira a própria vida, deixando para trás um rastro de sangue inocente. O que nos resta é orar e pedir que o Jesus do Natal faça nos corações dos pais e familiares, aquilo que ninguém mais pode fazer. E em meio a tantas trevas, o Natal de muitas luzes ganha no céu, mais duas dezenas de estrelas cintilantes, que brilham no firmamento de Newtown, refletindo os seus fulgores aqui e em todo o lugar. Como consolo que nos traz a Paz, ficamos com as palavras de Jesus do Natal, dizendo, ''deixai vir a mim as crianças, porque delas é o Reino dos Céus'' - Mt 19.14.