Fique com Deus! Benção afetuosa dos brasileiros

Nunca pensei que uma saudação fosse capaz de identificar um povo. Pois é possível. Todos conhecem a forma carinhosa do "fique com Deus", que um pai, mãe, irmão, amigo, vizinho desejam numa despedida, acompanhada por aquele abraço apertado!

"Fique com Deus" tem a identidade brasileira.

Já está patenteado na nacionalidade verde-amarelo. É uma questão cultural, além de espiritual.

Me dei conta do fato, quando entrei numa farmácia na Itália, no tempo em que estava estudando em Roma, e conversa-vai- e-conversa- vem com a vendedora, contamos que éramos brasileiras - minha prima estava comigo.

- Ohh! exclamou a moça que nos atendia. "Adoro os brasileiros", disse com os olhos brilhando e em seguida disse sorrindo "fiquê con Deioss", num italiano aportuguesado, orgulhosa por demonstrar que conhecia uma característica nossa.

A versão com sotaque do "Fique com Deus" era a doce lembrança de um amor brasileiro, que não vingou por causa da distância, embora tenha ficado a marca da ternura como ele se despedia dela e lhe desejava proteção.

Fique com Deus, ou Deus te acompanhe, vá com Deus, são expressões que fazem parte do nosso cotidiano e do nosso vocabulário brasilianês. Uma outra amiga, bem humorada, fez a opção pelo Deus te acompanhe porque de acordo com a opinião dela, o 'fique com Deus ou vá com Deus" dava a impressão de que alguém estava desejando uma boa estada lá no céu. Esse comentário fez quando, ao me despedir lhe desejei um "fique com Deus".

- Nãoooo! Por favor, diga Deus te acompanhe. Não quero ir lá para cima agora, ria divertida.

Bem, é apenas uma forma de interpretar que ao me ver não influi na intenção de quem deseja o bem para nós. O fantástico disso tudo é perceber que cada povo tem uma forma de saudação ou despedida. Doce, amorosa, espiritual, seja qual for a mensagem, representa a linguagem do inconsciente coletivo de uma comunidade.

Há mais de 20 anos, numa viagem em que fiz à Áustria, precisamente em Salsburgo, lembro até hoje que me chamou atenção o cumprimento do povo daquela cidade. A tradução era mais ou menos algo como "Louvemos a Deus, ou Salve o Senhor!". Embora não entenda o alemão, Gott, é Deus neste idioma, e exatamente esta palavra eu percebia nitidamente no cumprimento. Perguntei em seguida o que significava para uma pessoa que falava português e entendia em alemão e confirmei que era uma saudação comum entre eles. Não sei se ainda continuam a se saudar desta forma ou se é um hábito do interior, em algumas regiões mais rurais, sei apenas que é acolhedor ser recebido por palavras espirituais numa cidade estrangeira.

Entendo também minha amiga italiana que memorizou com tanto carinho a saudação de seu amor brasileiro. Bendizer algo para nossos amigos e mesmo pessoas desconhecidas faz bem para ambos os lados. É singelo, simples e tão significativo!

Aliás, não tem nada de piegas,não!

As pessoas que saúdam ou reverenciam um ser superior dão lição de humildade. Ser humilde não é ser pequeno e sem importância. A palavra umilità, segundo o dicionário italiano Devoto, deriva do latim, humilità, e significa uma virtude pela qual o homem reconhece seus próprios limites. Segundo o Aurélio, é uma virtude que nos dá o sentimento da nossa fraqueza. Também, tanto o Aurélio quanto o Devoto definem outros significados, como baixa condição social e submissão.

Da minha parte prefiro ficar com a definição de virtude. É mais poética e possivelmente a verdadeira raiz do significado latino. A outra que nos coloca para baixo, é uma deturpação da sociedade moderna... rsss...

No Tai-Chi-Chuam tem um movimento muito interessante que nos faz descer até o chão - ao máximo do que conseguimos, tipo ficar de cócoras flexionando as pernas - sem curvar a coluna e baixar a cabeça. A minha orientadora dizia, desça até o chão sem baixar a cabeça porque poderá perdê-la, ou poderão te cortar num sentido figurado. "O importante é chegar até o chão sem perder a dignidade".

Portanto, a expressão "fique com Deus" representa uma bela maneira de emanarmos para o nosso próximo, do fundo do nosso coração, a energia de proteção colocada nas mãos de uma força acima de nós, sobretudo porque reconhecemos a nossa pequenez, nossa insignificância neste planeta e na condução dos acontecimentos.

"Fique com Deus" leitor amigo que se envolveu nas tramas sentimentais deste texto.

Mari Weigert
Enviado por Mari Weigert em 17/12/2012
Código do texto: T4039466
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.