A força das palavras

Outro dia estava refletindo sobre a força que têm as palavras. Escritas ou ditas ou lidas ou cantadas...têm o poder de emocionar, fazer rir, fazer chorar, fazer pensar. Algumas se perdem no vento, é bem verdade. Mas, a maior parte delas acaba por ter alguma consequência.

Canceriana que sou, guardo tudo que seja parte de minha história: cartas, cartões, fotos (de uma época em que não existiam as modernas câmeras digitais). Às vezes, começo a rever as lembranças. Leio uma carta e começo a chorar. Por onde andará essa pessoa? Será que ainda se lembra de mim?

Há os momentos em que, solitária no ônibus ou metrô, vou lembrando de uma piada ou conversa engraçada da véspera e me pego com um sorriso brotando. Imediatamente me recomponho para não passar por louca, mas minutos depois, já estou a repetir a cena.

Penso também nas palavras que foram ditas com alguma aspereza ou crueldade, que, ainda hoje têm o poder de me machucar.

Ah...e os poemas, as letras de música que embalaram minhas histórias? Cada história com sua trilha sonora, em que as palavras cantadas se vestem de emoção.

As declarações de amor que recebi, algumas transformadas em lindas histórias, outras apenas guardadas na memória afetiva. Lembro-me dos elogios, das críticas, das broncas de minha mãe...quantas histórias...

Lembro-me do quanto aguardei com ansiedade as primeiras palavras de minha filha. Uma emoção inacreditável ao ouvir "mamãe" pela primeira vez...

E, hoje, aqui, tentando dizer com palavras o quanto elas dão sentido a nossa vida.

Ane Rose
Enviado por Ane Rose em 15/12/2012
Reeditado em 29/12/2012
Código do texto: T4036369
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.