O Calorão, a Seca e as Toupeiras

Nesse calorão que estamos tentando aguentar, fico imaginando que enquanto nós, do sudeste e outras regiões do Brasil, aguardamos o alívio de janeiro, com a vinda das chuvas, os nordestinos do sertão, se preparam para a seca do ano que vem...

Nesse 2012, a seca no sertão foi a pior dos últimos 30 anos, e dá-lhe desemprego e fome. Mas não culpem o tempo por tudo, e nem el niño! Enquanto o tempo, agora com esse tal pestinha, castiga de um lado, os governos, e seus pestinhas (esses sãos terríveis) castigam de outro, pois as ações que diminuem o impacto da seca não são tomadas, por um único motivo: convém que o povão fique desamparado, e dependendo das ações assistencialistas (caminhão pipa e outras esmolas de urgência), pois assim se garante a renovação das promessas e obviamente os votos.

E o pacote inclui pessoas, inclusive crianças, andando horas de sol escaldante, para pegar água, e junto com a água geralmente suja e contaminada, bebem as doenças...

Enquanto isso, por aqui vejo antas e toupeiras se divertindo na água. Explico-me: ontem pela manhã, vi uma mulher lavando sua calçada, com a mangueira, expulsando com a água, as folhinhas miúdas que caem da árvore, empurrando-as para a guia da calçada do vizinho, num gostoso passatempo e falta do que fazer. É incrível ver como é terapêutico para certas donas de casa, ficar ali com a mangueira ligada, folhinha por folhinha! E é bom lembrar que não são apenas as mulheres, pois que os homens também têm seus divertimentos e passatempos dignos de toupeiras (que me perdoem as toupeiras de fato, não se ofendam com a comparação): ficar horas lavando o carro, com a mangueira. E nem sequer desligam a água, enquanto acariciam o carro com sabão. Eu também gosto de brincar com água, mas engraçado é que quando chove, todo mundo corre, tomar chuva é coisa de moleque ou de doidos: pra brincar com água, se não for praia nem piscina, é preciso que seja de modo disfarçado, lavando carro, ou lavando calçada.

Mas voltando ao sertão nordestino, onde não se brinca com água, eu tenho umas perguntinhas aos digníssimos governadores, à digníssima bancada nordestina em Brasília. Eis as perguntas:

1-Como vão os investimentos em infra-estrutura, e o sistema de desenvolvimento sustentável? A construção das cisternas, açudes e barragens, como vão as obras?

2- E o incentivo público à agricultura adaptada ao clima e solo da região, com sistemas de irrigação? já estão a mil por hora, ou continuam com passos de formiga e sem vontade?

Dinheiro? Sim, há de sobra! Digníssimos coronéis, da política e da mídia: é impressão minha, ou vocês não querem implantar as ações necessárias, para que o povão sempre fique dependendo de suas esmolas em tempos de emergência? Que coisa feia hein senhores coronéis? Quanto aos jornalistas, vocês trabalham para informar o povo ou para manter os coronéis no poder? Pra quem vocês trabalham? Podem contar ou é segredinho?

Rapinagens e segredinhos à parte, mais um ano se foi, as previsões são de fortes secas, mais uma vez... Vamos ver quais serão as notícias que a mídia "imparcial" vai dar. Não assisto TV, e como todos os meus amigos já estão carecas de saber, doei a minha, porque não usava pra nada (e me arrependi, de não tê-la doado à caçamba de lixo, pois acho que fiz muito mal à pessoa que ficou com ela). Porém, mesmo não assistindo, a gente acaba vendo aqui ou ali. Não pude deixar de reparar, esses dias, que a cara dos jornalistas são sempre as mesmas, e continuam a falar daquele jeitinho rápido, com aquela voz de nada, pra combinar com a cara de nada... Sobre a seca de daqui a pouco, vamos ver a quem vão culpar dessa vez... o tempo? El Niño?

Engraçado é a carinha de dó que os brasileiros fazem em suas salas, os comentários (“olha que judiação”), e depois, os próximos comentários sobre as próximas notícias... e logo mais, chega de “desgraças”, e venha o que interessa: a novela e o futebol.

Depois me perguntam porque tenho nojo de futebol e novela, de fato, com razão! Eu devo sentir nojo da indiferença dos que só tem cabeça pra usar boné (de time de futebosta, ops, quero dizer, futebol), ou pra comentar sobre a novela no dia seguinte, não é mesmo meninas?

Minha solidariedade ao povo do sertão, pela seca climática. Minha solidariedade aos barões da política e da imprensa, pela seca de ética e vergonha na cara. Minha solidariedade ao povo brasileiro em geral, pela seca de vontade e cultura. E minha solidariedade ao meio ambiente, pela seca de noção, por parte das toupeiras e suas mangueiras...

Eron Levy
Enviado por Eron Levy em 13/12/2012
Reeditado em 14/12/2012
Código do texto: T4034009
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.