Ser Velho
 
Numa sociedade em que predomina a jovialidade dos indivíduos, os nossos velhos, que tanta experiência ganhou no decorrer da vida, são expurgado da vida profissional como um ser imprestável, sem ao menos ter a oportunidade de demonstrar o arquivo de sabedoria e criatividade que se encontra armazenado em sua memória.
Fico a imaginar o que seria do mundo se os nossos antepassados não tivessem existido! Por que não darmos a devida atenção aos nossos velhos uma vez que foram eles os responsáveis pela nossa existência!
As experiências foram sendo copiadas de geração a geração.
Infeliz daqueles que não tiveram a oportunidade ter tido ao seu lado um velho sábio dotado de habilidade para ensinar.
Hoje, quando chegamos aos 50 anos somos considerados imprestáveis para o trabalho. Somos substituídos por jovens descomprometidos e sem nenhuma experiência profissional que justifique substituição.
Ser velho:
É sofrer as amarguras da transformação física.
É não saber como revindicar direitos.
É saber conviver com as enfermidades que se apresenta.
É sentir-se rejeitado.
É jamais ser lembrado.
É ver o tempo se exaurir
É perceber o quanto estar sozinho.
Contudo isto, ser velho é ter a certeza do dever cumprido. É estar próximo a Deus e com Ele se apegar.
É aproveitarmos o pouco tempo que temos para divulgarmos ensinamentos a aqueles que sabiamente o procurarem.
Não serei demagogo em citar que a terceira idade é a idade da beleza. O reflexo dela em nossas vidas é lastimável, porem suportável.
Se a velhice fosse uma beleza transcendental, qual o jovem que não gostaria de ser velho?
Como a juventude é a essência da beleza e do prazer, qual o velho que não gostaria de ser jovem?
Então meus amigos, não devemos e não podemos nos enganar com o que nos espera no futuro.
Enfrentar esta fase da vida com inteligência é o mínimo que devemos aprender.
Dar aos nossos queridos e amados velhos o carinho, o respeito, a dignidade, o afeto, o amor e acima de tudo a atenção é nossa obrigação diante de tudo que eles nos proporcionaram.
Jamais podemos esquecer que a nossa existência tem como origem os nossos antepassados, logo, os nossos velhos merecem de todos nós o mais alto grau de respeito e de amor.
Ser velho é agradecer a Deus pela oportunidade de ter podido viver décadas e décadas enfrentando dissabores e momentos de amores sem contudo ter perdido a fé Nele.
Viva os nossos Velhos. Eles sempre serão as razões das nossas vidas.
Leonel Farias
Enviado por Leonel Farias em 13/12/2012
Reeditado em 11/10/2013
Código do texto: T4033609
Classificação de conteúdo: seguro