MEMÓRIAS DA INFÂNCIA

Existe algo melhor do que ser criança, se há eu desconheço. Hoje voltei ao passado e revivi as emoções de minha infância.

Posso dizer o quanto fui feliz com minha família, criada em um Sítio na periferia do Rio de Janeiro.

No sítio havia diversas árvores frutíferas, entre elas: cajueiro, mangueira, jamelão, goiabeira, cana, jaqueira, coqueiro, havia também uma horta com: tomates, alface, couve, cebolinha e coentro.

Lembro com saudades das vezes que subia no cajueiro para colher caju e ficava em cima do cajueiro degustando-o. As vezes subia com uma faca ao canavial para chupar cana. Ia a horta colher verduras frescas para o almoço. São coisas que não tem preço, é qualidade de vida.

Nossa casa ficava próxima a serra do Barata, lembro do inverno, o frio que fazia,as vezes o termômetro chegava a oito graus na madrugada, era um frio tão intenso que sentia-me gelada por dentro e por fora.

A noite gostávamos de brincar na porta de casa, meus pais colocavam a cadeira na calçada para tomar a fresca, enquanto nós brincávamos. As brincadeiras eram: Pau na lata, pique tá, bandeirinha, carniça, mamãe posso ir e brincadeira de roda. Posso dizer que tive infância e aproveitei bem, lembro com saudades daquela época.

Hoje não se pode sentar a porta de casa a noite, porque corre-se o risco de ser assaltada.

Em tempos frios minha mãe sempre fazia uma fogueira e sentávamos em volta para nos aquecermos do frio e ouvir estórias contadas pelos meus avós. Lembro-me que sentia muito medo das estórias de terror, mas adorava ouvi-las, e a noite para dormir, sentia muito medo.

Gostava também de assistir os filmes de vampiro do Drácula, tinha muito medo, mas gostava de ver.

Nos dias quentes de verão subíamos a cachoeira para tomar banho, era delicioso.Adorava andar descalço. Vivia correndo, tudo o que eu ia fazer, era correndo, se ia atender alguém no portão, saia correndo. Creio que esteja ligado a musculatura infantil, que sente necessidade de se exercitar.

Sinto saudades de jogar bola de gude, de subir na goiabeira e na mangueira, saudades de tomar banho na cachoeira. Tempo feliz, que

só restou a saudade.

Quem nunca brincou de pular corda, chicotinho queimado, de amarelinha, pique cola.

Lembro-me que quando criança contava os anos para crescer logo e não percebia a delícia da infância, sem responsabilidades, com um único compromisso, estudar. Se eu tivesse uma varinha mágica voltaria a minha infância, e como Peter Pan, não queria mais crescer. Se eu pudesse iria para a terra do nunca, aonde as crianças não crescem nunca.

Hoje vivemos a era da tecnologia, da globalização, as crianças não saem de frente do computador, as amizades são virtuais, as brincadeiras também. Elas não sabem o que estão perdendo, daqui a alguns anos o que elas vão lembrar da infância? De jogos virtuais, amizades virtuais?

Acho a tecnologia importante, porém é necessário saber usá-la e não tornar-se escravo dela.

Rivanda De Siqueira
Enviado por Rivanda De Siqueira em 13/12/2012
Reeditado em 13/12/2012
Código do texto: T4033074
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.