12/12/2012

CRÔNICA REVISTA E AMPLIADA HOJE, 14 DE 12 DE 2012,

SEXTA-FEIRA, COMO O PROMETIDO.

QUEM JÁ LEU, PODE IR DIRETO PARA O QUINTO PARÁGRAFO. QUEM NÃO, PODE COMEÇAR DO INÍCIO PARA FICAR POR DENTRO DO LANCE.

Oi caros 23 fiéis leitores, vocês sabem que eu sou fissurado por esse lance de datas né? E hoje é uma data legal e eu tinha de dar uma passada aqui para compartilhar com vocês. 12/12/2012.

Nada de esotérico nisso, só curto esses lances de números, assim como gosto de sorvete de leite condensado e de passas ao rum. E pensem: ano que vem não vai ter um 13/13/2013, pois o último mês é dezembro 12. Porisso legal essa data.

Vou fazer uma crônica sobre ela na sexta, vou ampliar essa daqui, agora vocês já sabem. Quem vir aqui na sexta vai ver esta mesma crônica revista e ampliada.

Um grande abraço pessoal. Até sexta ao final da tarde, no Bat dia, nesse Bat site.

QUINTO PARÁGRAFO:

Olá caros 23 fiéis leitores, estou eu aqui, cumprindo o meu deliciante compromisso de toda a sexta com vocês e o excepcionalmente assumido na quarta-feira passada, 12/12/12.

Isso, claro, para quem leu a crônica na quarta. Pra quem não leu, é só o deliciante compromisso de sempre mesmo, sem excepcionalidades.

Vinha pensado: só vamos ter uma data assim, com três números combinando, dia, mês e ano, daqui a 88 anos. Só em 2101. Daí teremos um 01/01/01. Mas a grande maioria de nós não vai estar aqui pra ver mesmo né.

Talvez alguém hoje com idade abaixo de 12 anos chegue, alguém com 15 anos no máximo. Alguém com 20 teria 108 em 2101. Com 30 teria 118. Será que alguma das pessoas que tem 30 anos hoje chegará aos fantásticos 118 anos em 2101? E que se lembre de ter lido essa crônica hoje, em 14/14/2012, de um cara chamado Antônio Bacamarte em um site literário de Internet chamado Recanto das Letras?

Com todas essas coincidências, acho muitíssimo pouco provável. Eu já terei ido parra as cucuias a muito tempo.

E a Internet? E o Recanto? Ainda existirão?

Gozados nós somos né, ficamos projetando e refletindo sobre coisas que não veremos? Masoquismo intelectual. Morbidez literária. Perda de tempo. Falta do que fazer.

E sobre coisas que não existem na realidade, pois o calendário é uma coisa que existe só no intelecto humano, para ele ordenar o mundo de maneira a que se torne conforme com o seu raciocínio lógico.

Os outros bichos não tem nem aí, um dia é mais um dia, nem supõe que 12.12.12 foi quarta-feira, nem que foi quarta-feira há dois dias atrás, nem a quantificação "dois" eles entendem. E vivem muito bem assim mesmo, respirando, bebendo, comendo, transando, urinando, defecando. Na deles. Sobrevivendo.

Nem esse calendário é consenso, pois é um calendário ocidental, cristão, existem outros por aí. E todos eles igualmente imaginação nossa. Matemática nossa.

A matemática. É pura invenção humana. Quantificar, mensurar as coisas de forma lógica, formal. Ciência exata abstrata. A realidade existe sem a necessidade de matemática. Nós, nos primórdios, existimos sem a necessidade dos calendários e das matemáticas. Nascemos, vivemos e morremos, por muitos tempo, sem ela. Hoje ela nos controla, seja pelo calendário, pelo relógio.

E nesse ponto da crônica, por acaso, lembrei do Calendário dos Maias. Por ele, ou pela interpretação que se dá atualmente pra ele, o mundo vai acabar na próxima sexta, e esta será, logo, a última crônica minha que vocês lerão (a não ser que eu me inspire e solte uma outra crônica bônus durante a semana - mas garanto que não vou falar domingo sobre o Corinthians, os caras ganhando ou perdendo).

Hoje seria a nossa última sexta. espere viver até lá! Mas há controvérsia sobre as interpretações do Calendário Maia. Até o Inri Cristo tava no jornal de hoje dando o seu pitaco. Por ele, o mundo continua, pois é a vontade "do meu Pai".

Uma neura toda devido a um calendário, uma invenção matemática humana, coisa da nossa cabeça, abstração pura. O mundo acabaria no anos 1.000, no anos 2.000 e tamos aí ainda.

Nós somos escravos da simbologia abstrata de nosso calendário, dos nossos próprios fantasmas, das nossas neuras. E os outros bichos nem aí, vivendo e morrendo sem se preocupar com nada além da sua sobrevivência.

E tampouco as pessoas que já morreram, pois o mundo já terminou pra elas mesmo. Alguns conhecidos meus entre essas pessoas, que partiram justamente nesse 2012.

O dia que o mundo realmente acabar, não vai ser por causa do nosso calendário, vai ser porque o sol vai terminar. Ponto. Porém até lá muitos calendários, mas muitos calendários vão aparecer e desaparecer. E talvez ninguém se lembre mais dos Maias e dos seu calendário.

Talvez nem calendário usem mais...

Vá saber né.

Sexta que vem tô aqui de novo, ao final da tarde. Em 2101, lamento, não estarei mais.

----------

Era isso pessoal. Toda sexta, final de tarde, estarei aqui no RL com uma nova crônica. Abraço a todos e bom findi.

Meus textos (com fotos) estão também no meu Blog:

http://charkycity.blogspot.com

Antônio Bacamarte
Enviado por Antônio Bacamarte em 12/12/2012
Reeditado em 14/12/2012
Código do texto: T4032555
Classificação de conteúdo: seguro