E ELE SERÁ CHAMADO O PRÍNCIPE DA PAZ, O "EMANUEL - DEUS CONOSCO"

Sua origem humilde destoa da sua natureza divina e da sua missão entre os homens. Difícil conceber que aquele que reúne em si os nomes de Conselheiro Admirável, Deus Forte, Pai para sempre e Príncipe da Paz possa ter nascido em uma humilde manjedoura, dentro de uma gruta, cercado de bois, cavalos e ovelhas e visitado por homens simples, guardadores de animais. Mas ele não era um homem comum, era o próprio Deus que se fazia humano para poder habitar entre os humanos e assim iniciar o resgate da dignidade e da vida humana que ao longo de mais de dois milênios têm inspirado homens e mulheres na busca permanente e incansável pela paz, aquela paz que para alguns pode ser utópica, mas que para ele era real, palpável e possível em todas as suas dimensões. Ele que sendo o “Príncipe da Paz” saudava a todos com “A Paz esteja convosco”. Ele que mesmo no momento mais difícil de sua vida, quando se avizinhava da morte ainda teve forças para encher o coração do ladrão de paz: “Ainda hoje estarás comigo no paraíso”. E porque muitos não o reconheceram como o príncipe da paz é que ainda existem as guerras, as armas, a tristeza e a morte. Mesmo ele tendo inspirado homens e mulheres nesses mais de dois mil anos de história, ainda é desconhecido ou ignorado por muitos e por isso que o mundo ainda é tão carente de paz. Mas ele renasce no Natal. Ele vem novamente para dentro de nossos corações para com seu jeito manso, calmo mas envolvente fazer o apelo de nós também lutarmos pela paz, em nosso lar, nosso trabalho, nossa igreja, e por onde quer que estejamos. Ele não pede de nós sacrifícios, ele não pede de nós absurdos. Nos pede apenas que lutemos pela paz e que façamos por onde de promove-la sempre que possível for. Ele que nasce no natal e que mantém viva a presença do Todo Poderoso no curso da história da humanidade. Ele que humilde inspira sábios, que pobre inspira ricos, que humano inspira homens e mulheres a buscarem a santidade. Não é por acaso que ele veio para junto de nós e permanece até hoje. Não foi um acontecimento que dividiu a história da humanidade simplesmente, mas foi o momento mais sublime que se poderia imaginar: O momento que a paz em forma de homem se torna presente no meio dos homens. Feliz natal a todos, e que tenhamos coragem necessária de também nós, a exemplo de tantas homens e mulheres que já o fizeram de nos inspirarmos nele, em suas palavras e ações e assim promover, no próximo ano, no nosso futuro e no futuro da humanidade a paz que todos precisamos, a paz que não morre, a paz plantada pelo “Príncipe da Paz”. Feliz e abençoado natal a todos e um ano de 2013 repleto de paz e felicidade.