Um diálogo sonhado

Ele está sentado à mesa do café bebericando sua xícara com os olhos fixos nela.

Não percebe nada do que se passa em volta.

Ela, sorrindo e puxando o cabo do telefone num tique nervoso, fala em voz alta de modo que é ouvida em volta. Não se preocupa uma vez que o café aquela hora é vazio. E um ou outro que se senta às mesinhas está distraído com o seus pensamentos, enquanto o ventilador gira preguiçosamente concorrendo com o zumbido da muitas abelhas que frequentam o lugar em busca de torrões de açúcar. Um início de tarde preguiçoso onde todos buscam a pouca sombra naquelas terras desérticas.

Ele absorto, só tem olhos e ouvidos pra ela.

não, eu não posso hoje... 'tá...

claro, amor, mas eu não posso nessa hora...

porque? Ah, não de novo não.

foi a mesma desculpa da semana passada.

mas porque? Eu dei um jeito...

não eu não posso sair nessa hora, tem uma cliente...

e só o teu trabalho é importante?

então amanhã eu posso …

...

viu, eu dou sempre um jeito...

claro que eu alego, eu me esforço.

tá, no fim da tarde.

tá, tchau. Não, não 'tou chateada.

Desliga o telefone e fica olhando pra ele como se esperasse algo muda com a sua forma de encarar.

Ele embebido em observá-la, preencheu os silêncios em que ela ouvia o outro falando do outro lado da linha, com suas ideia de uma conversa sonhada com ela.

Ele refazia mentalmente o diálogo.

não, eu não posso hoje... 'tá...

Amor, eu posso na hora que você quiser.…

claro, amor, mas eu não posso nessa hora...

E qual é a hora que você pode?

porque? Ah, não de novo não.

Amor, é porque eu não pude desmarcar esse compromisso de trabalho, mas vamos compensar depois.…

foi a mesma desculpa da semana passada.

Bem, não é desculpa. Se eu não estiver na reunião, posso ser demitido.

mas porque? Eu dei um jeito...

Nesse final de semana, passaremos juntos.

não eu não posso sair nessa hora, tem uma cliente...

Eu fico te esperando atendê-la.

e só o teu trabalho é importante?

Nunca! Pra mim tudo o que tu fazes, importa…

então amanhã eu posso …

Vai chegar o tempo em que teremos muito mais tempo pra nós....

viu, eu dou sempre um jeito...

Eu sei, minha linda e isso me anima…

claro que eu alego, eu me esforço.

Eu sei amor, que tu investe em nós…

tá, no fim da tarde.

Pra mim seria de manha, de tarde, sempre…

Ela sai, sem nem perceber a presença dele e ele pensa em quando terá coragem de abordá-la. A cada vez que ela passa ali, ele se imagina fazendo parte da vida dela, mas sabe que esse sonho ainda está distante. Não desanima e a cada um desses diálogos em que a percebe magoada, sabe que está em contagem regressiva.