A Bicho do Mato
O galo começa e cantar, Maria acorda, arruma sua cama, amarra os cabelos loiros avermelhados queimados pelo sol, vai para o banheiro, faz suas necessidades, mas não lava as mãos. Coloca suas botas de borracha e vai tirar o leite da vaca para que possa tomar o seu café da manha. Maria anda muito até chegar às vacas, mas finalmente consegue tirar o leite e volta feliz com suas pernas brancas, magrelas, e tortas, com a boca banguela e pele toda marcada pelo sol, embora tenha só 19 anos.
Maria nunca teve a oportunidade de ir à escola. O máximo que sabe é escrever o seu nome, mas mesmo assim sua caligrafia é quase ilegível. Seu irmão mais velho é o único que sabe ler e escrever. Às vezes quando acha pedaços de jornal tenta entender o contexto pelas figuras. Ao contrário do que parece ela não se aborrece por não saber ler, na verdade ela nem pensa sobre isto. –Maria nunca pensa! Segundo o pai: “Maria é cabeça de vento”. Ela não conhece nenhum meio de comunicação, nunca viu televisão, quem dirá um celular... O ciclo de pessoas que ela conhece é bem limitado. A garota tem mais jeito é com os animais, principalmente com o seu cavalo Trovoada que em todos os finais de tarde a leva para o mais alto da montanha para que possam acompanhar o pôr do sol. Maria não acha nada belo, na verdade também não pensa sobre isto. Trovão tem mais sensibilidade do que ela, que por sua vez é quase um garoto se não fosse pelos seios fartos que ficam marcados no seu vestido. E por falar em vestido, hoje pela noite Maria precisa costurar o seu vestido, pois Domingo tem missa na capela que fica a três horas de sua casa. Todo domingo é mesma coisa, o único contato com o mundo exterior é quando ela vai para a pequena cidade que fica ao lado da zona rural no sul de Minas Gerais, parece difícil acreditar que em pleno século XXI ainda exista pessoas como ela.
A primeira vez que viu um rádio Maria ficou espantada achando que estava ficando louca ouvindo pessoas falando de dentro de um pedaço de plástico. Seu irmão João pouco se importa com ela, quando vai para a cidade aproveita para passar um tempo com os amigos e rir um pouco dela. Maria é um bicho do mato, mal sabe andar, falar, muito menos se comportar, também é oca de sentimentos, é verdadeiramente um bicho em forma humana.