WANDERLEY OU JERRY?

Wanderley ou Jerry?

Convidada para um show: Pura nostalgia, Wanderlei Cardoso e Jerry Adriani na minha Bahia. (mania de rimar....risos).

E eis que nós, as cinquentonas e sessentonas, estávamos em êxtase. E quem liga para a intelectualidade limitada e preconceituosa que chama de brega as canções de amor ? Sei lá, mas certamente não sou eu nem as minhas amigas. Não é a toa que elegi como trecho musical preferido aquele que canta o Toquinho: “o quadradismo dos meus versos vai de encontro ao intelecto dos que não usam o coração como expressão...”

Naquela noite iríamos cavoucar a alma, remexer na areia quente dos nossos sentimentos... e agora, mais cheias de ousadia e coragem, fazer o que coração jovem ansiava mas não se permitia...ou os pais reprimiam...

Iríamos dançar, dançar muito... com alma solta, sem nem pensar quem estava do lado a nos olhar...sem nem esperar que algum cavalheiro achasse bonita a nossa dança e dela quisesse participar...o show era inteiramente nosso... particularmente nosso... O coração e as lembranças já lotavam o palco da alma!

Entre algumas horas de demora, atribuídas ao vilão do engarrafamento do transito baiano, conversas surgiram... Tão antigas como as emoções que queríamos ressuscitar.. “Você é fã de quem, do Jerry ou do Wanderley?” Respostas matemáticas, apontando para um empate técnico... não vi uma só resposta na coluna do meio.Era um ou outro, e ...pronto!

E eu? Eu não soube o que responder.. afinal de contas ainda era uma garotinha no auge da jovem guarda. Tinha oito ou nove anos de idade, e me identificava demais com as músicas, tanto que considerei “imperdível” esse show, mas sinceramente não tinha ainda me “filiado” a um dos “partidos”.

E parece que esse papo não foi só nosso, porque o próprio apresentador falou dessa dicotomia, e a comparou a uma disputa Bahia vitória, o nosso “abaianado” BAxVI. Claro que esclareceu ele, que isso não era incentivado pelos artistas, que ao contrário de serem rivais , foram e são grandes amigos. O Jerry até se emocionou ao referir-se ao Wanderely Cardoso.

Bom o show prosseguia. Em fim, chegou ao palco o querido e tão esperado “Wandeco”. Sabia-se que ele passava por problemas de saúde e, chegara-se a ouvir rumores de que o show poderia ser cancelado...

O que parecia ser um mistério,foi divulgado com tanta simplicidade por Wanderley Cardoso, que não teria eu aqui, palavras para retratar... Que autenticidade, que show de humildade, que demonstração de que a arte realmente fizera festa na alma daquele artista! Que leves e lindas as suas palavras... Aquele monstro sagrado , aplaudido com justiça, como um mito pela multidão, ali, no microfone, narrando que saíra do hospital para fazer o show,agradecendo aos médicos,e confessando que o medo lhe assaltara antes de começar,mas que diante da energia baiana o que passou a reinar em seu coração foi só alegria!

E como falou de Deus, aquele homem... que forma intima e respeitosamente ecumênica de se referir ao criador..e ainda o carinho ao referir-se ao seu filho “Junior” que estaria fazendo uma prova em São Paulo...

Encantada com essas pérolas de sensibilidade que jogou aos fãs, seguida da sua voz, sempre maravilhosa, cantando sucessos que empolgava e fazia-nos beber da sua música... “Parece que eu sabia que hoje era o dia...”

Arrepiou-me o grito da platéia, onde me incluí é claro, que se apoderou de um momento do silêncio e em uníssono constatou: ”Wanderlei você continua o mesmo, sua voz continua linda!”

Impressionou-me também que o Wandeco ao contrário de muitos artistas olhava nos olhos das fãs... e que olhar... e que profundidade...

E aí, com vocês, anunciou ele: “o meu amigo... Jerry Adriani”. Assim se despediu Wanderlei deixando as fãs com gosto de quero mais... Quem sabe numa próxima, que torço para ser bem próxima...

Ao som de Jerry dancei as minhas alegrias de ontem, trouxe a tona os ares de desafio da menina quase contemporânea da jovem guarda e acreditem, com direito a fotografia ao lado do grande ídolo (viramos meninas pós cinquentinha). Jerry provocou a euforia dos suspiros...Mas... como os minutos passam, despediu-se para tristeza dos incansáveis fãs, e assim finalizava-se o grande retorno aos tempos idos...

E agora?e a dicotomia ? e o BAxVi? Será que eu já poderia me pronunciar?Sim, claro que sim! Parabéns ao Jerry pelo belíssimo Show, mas meu coração bateu mais forte pela sensibilidade, voz e repertório do Wanderley... Pensava isso quando uma pessoa ao meu lado falou: Eu sou fã do Jerry... Então, concluí: empate técnico mais uma vez...

Conceição Castro
Enviado por Conceição Castro em 09/12/2012
Reeditado em 09/12/2012
Código do texto: T4027468
Classificação de conteúdo: seguro