REVOLUÇÃO DA ALMA

Hoje acordei especialmente mal. A tristeza que imperava na minha alma acompanhou-se sem que eu me apercebesse da revolta e, acabei me dando conta de que estou sofrendo de uma absurda falta de paz.

Com essa descoberta, minha revolta ficou ainda mais soberana. Foi então que encontrei um texto de Aristóteles “Revolução da Alma” que me fez pensar. Percebi a minha responsabilidade com relação ao que me acontece nesse momento. É obvio que eu não tenho paz! Porque eu abro mão da minha paz todos os dias.

Todas as vezes que busco satisfazer as necessidades daqueles que eu amo, para que sejam felizes ou se sintam bem, sem pensar no que é necessário para a minha própria felicidade... Abro mão da minha paz.

Todas as vezes que não meço esforços para alcançar o bem estar dos que me cercam, e não, no bem comum onde eu também esteja incluída... Abro mão da minha paz.

Toda vez que diante do seu abandono, sofro desmedidamente, esquecendo de que mesmo sem você devo zelar por mim e pelo amor que tenho a mim mesma... Abro mão da minha paz.

Quando faço mais do que posso, fingindo uma facilidade que não existe para que os outros sintam-se confortáveis... Abro mão da minha paz.

Quando trabalho exaustivamente até as unhas dos meus pés caírem, com febre, com fome, sem limites de esforços e de horários, como isso fosse natural... Abro mão da minha paz.

Quando trabalho sem remuneração em nome de um bem que me foi feito... Abro mão da minha paz.

Toda vez que abro mão de mim, dos meus desejos, dos meus sonhos, do meu sorriso, da minha tranquilidade e de pequenas coisas que necessito para ficar bem e ser feliz... Abro mão da minha paz.

Quando busco incansavelmente pela aceitação, compreensão e generosidade alheia... Abro mão da minha paz por que não estou sendo generosa comigo mesma. Abraço o mundo tentado agradar a todos e acabo por não agradar ninguém, muito menos a mim.

Mais do que da aceitação alheia, preciso da minha.

Mais do que da generosidade alheia para comigo, preciso da minha para comigo mesma.

Mais do que da satisfação alheia, preciso estar satisfeita. Porque insatisfação leva a angustia, a falta de paz. E sem paz não posso ajudar ninguém.

Mais do que os limites que me são propostos pelos outros, preciso definir por mim mesma os meus e respeitá-los. Pois só assim conseguirei agradar não a todos, mas aqueles que merecem.

Tenho que parar de me culpar pelas frustrações alheias a ponto exigir de mim mais do que posso, acabando por transformar em minhas... As dos outros. Pois já tenho as que me pertencem para superar.

Tenho que aprender que além de mulher, mãe, filha, amiga, prima... Sou uma pessoa. Uma não duas. E toda pessoa precisa de paz.

Eu cresci acreditando que amar é doar, ceder à vez, relevar... Mas acho que acabei me esquecendo de que além das necessidades do outro, temos as minhas. Que, certamente não devem prevalecer o tempo todo. Mas devem ser preenchidas na medida necessária daquilo que preciso para viver com dignidade. E não cabe a ninguém além de mim, descobri-las e cuidar para que esse equilíbrio seja mantido.

Sempre haverá quem ache que as palavras que escrevo não tem lá grande valor. Quanto a isso nada posso fazer, uma vez que são palavras do meu sentimento. Tudo que sei, é que são grandes companheiras, ouvintes e ao mesmo tempo voz do meu discernimento. Ponte de acesso a minha lucidez. É por isso que eu escrevo...

Já me sinto melhor.

Lotus

REVOLUÇÃO DA ALMA

Ninguém é dono da sua felicidade, por isso não entregue a sua alegria, a sua paz, a sua vida nas mãos de ninguém, a absolutamente ninguém. Somos livres, não pertencemos a ninguém e não podemos querer ser dono dos desejos, da vontade ou dos sonhos de quem quer que seja. A razão da sua vida é você mesmo.

A sua paz interior é a sua meta de vida, quando sentir um vazio na alma, quando acreditar que ainda está algo em falta, mesmo tendo tudo, remeta o seu pensamento para os seus desejos mais íntimos e busque a divindade que existe em você. Pare de colocar a sua felicidade, cada dia mais distante de você. Não coloque o objetivo longe demais das suas mãos, abrace os que estão ao seu alcance hoje. Se, anda desesperado por problemas financeiros, amorosos, ou de relacionamentos familiares, busque no seu interior a resposta para acalmar-se, você é reflexo do que pensa diariamente.

Pare de pensar mal de você mesmo, e seja o seu melhor amigo(a) sempre. Sorrir significa aprovar, aceitar, felicitar. Então abra um sorriso para aprovar ao mundo que lhe quer oferecer o melhor. Com um sorriso no rosto as pessoas terão as melhores impressões de você, e você estará afirmando para si mesmo que está 'pronto' para ser feliz. Trabalhe, trabalhe muito a seu favor. Pare de esperar a felicidade sem esforços. Pare de exigir das pessoas aquilo que nem você conquistou ainda. Critique menos, trabalhe mais. E, não se esqueça nunca de agradecer. Agradeça tudo o que está na sua vida nesse momento, inclusive a dor. A nossa compreensão do universo, ainda é muito pequena para julgar o que quer que seja na nossa vida. A grandeza não consiste em receber honras, mas em merecê-las.

(Este texto foi escrito por Aristóteles / 360 A.C.)

Lotus Flor
Enviado por Lotus Flor em 08/12/2012
Reeditado em 25/04/2016
Código do texto: T4026103
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.