O Poder do Futebol

O poder de mobilização que a muito tempo está se evidenciando nas torcidas do futebol brasileiro, em particular na torcida corintiana, tem mostrado que o povo possui uma capacidade extraordinária de se manifestar nas campanhas em prol de objetivos lúdicos, esportivos, mas não tem conseguido, como outrora, por exemplo, nas Diretas Já, reunir uma massa formidável como a que ora acompanha o timão na sua jornada ao Japão, para exigir providências dos governos no que se refere à saúde pública, à segurança, à educação, à violência, etc.

Claro que, guardando as devidas proporções, e descontando os casos de fanatismo, se esse poder de se reunir tanta gente para uma disputa de título futebolístico, os caras pintadas corinthianos mudariam, certamente, as condições precárias por que passam os serviços públicos em geral.

Que tal se reunirem em torcidas únicas todos os torcedores futebolísticos e de outros esportes de alto nível, para reivindicarem com a mesma força os direitos dos cidadãos!

Para garantirem seus efeitos junto às autoridades, tais iniciativas deveriam ter legitimidade efetiva e sequência determinada com o fim de sensibilizar toda a comunidade brasileira para cobrar os seus direitos constitucionais.

O mesmo fenômeno ocorre nas datas comemorativas como o Dia das Mães, por exemplo, apelos comerciais que levam as pessoas a comprarem, a presentearem seus entes queridos com a mesma força de persuasão motivadora.

Boa sorte, Corinthians!

Joanilson
Enviado por Joanilson em 05/12/2012
Reeditado em 05/12/2012
Código do texto: T4021761
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.