FINALMENTE...

O conceituado geneticista norte-americano Dean Hamer esteve no Brasil em 2005, promovendo o lançamento de seu livro chamado: O Gene de Deus, da Editora Mercuryo, onde ele sustenta que a crença no Criador também é geneticamente determinada.

O cientista e sua equipe isolou um gene que ele identificou pela sigla vmat2, e estaria envolvido no transporte de uma classe de mensageiros químicos do cérebro conhecidos como monoaminas, do qual o mais famoso é a serotonina, a molécula do bem-estar.

As evidências do envolvimento do vmat2 com a espiritualidade vêm de análises genéticas conduzidas pelo grupo de Dean Hamer em vários conjuntos de pacientes. A associação foi feita com o auxílio de um teste psicométrico, baseado em um questionário, elaborado pelo psiquiatra também norte-americano Robert Cloninger para aferir a chamada “autotranscendência”, ou a tendência ao pensamento místico. Não confundir espiritualidade com religião, da qual o geneticista classifica como algo complicado.

Afirma Dean Hamer:

- Eu não posso determinar se Deus é uma criação dos nossos genes ou se Deus criou nossos genes para que ele pudesse ser reconhecido, porque a biologia não pode determinar causalidade. O que podemos dizer é que nós temos genes que facilitam que pensemos em Deus ou que imaginemos que existe um Deus.

Hamer faz uma clara distinção entre religião e espiritualidade:

- É uma distinção muito importante, declara ele. A espiritualidade diz respeito aos sentimentos interiores das pessoas. E a religião é um conjunto organizado de regras e regulações. A espiritualidade é como as pessoas se sentem sobre Deus ou qualquer que seja o Criador, enquanto a religião é especificamente sobre quem é esse Deus e como ele age.

Quanto a pessoas sem capacidade bioquímica para a crença, ou “ateus inatos”, ele diz:

- Todo mundo tem essa capacidade. Só que algumas pessoas têm um pouco mais, assim como todo mundo tem a capacidade de chutar uma bola de futebol, mas algumas pessoas tem mais talento.

De minha parte, talvez isso explique por que alguém diz: “sou ateu graças a Deus...”.

O Dr. Dean Hamer é um dos geneticistas mais conceituados no mundo. Ele e sua equipe no Instituto Nacional do Câncer nos EUA trabalharam anos na decodificação do genoma humano. Ele é alguém que conhece profundamente o DNA, e já havia feito outra descoberta importante em 1993, é considerado pioneiro da chamada genética comportamental.

Naturalmente sabe o que está falando, não iria se expor sem motivo, aliás, o cientista sempre se declarou agnóstico (o agnosticismo é diferente do ateísmo; enquanto este diz que Deus não existe, aquele diz que a existência de Deus é impossível de ser provada). Ainda, o termo “agnóstico” significa essencialmente “sem conhecimento”.

Todavia, depois de suas descobertas, acho que Hamer avalia suas convicções agnósticas...

Penso que, pouco a pouco, a ciência vai se tornando menos cética quanto à espiritualidade, por causa de cientistas interessados na verdade, tais como Dean Hamer, Bernie Seagal, Raymond Moody Jr., Amit Goswami e tantos outros...

PEDRO CAMPOS
Enviado por PEDRO CAMPOS em 04/12/2012
Reeditado em 07/12/2012
Código do texto: T4019032
Classificação de conteúdo: seguro