Maridos do zoológico
Dia monóóóótono!!! eles pensam ir embora dali, mas no momento...
As jaulas estão entreabertas e eles nem se mexem. Um bocejo comprido aqui, um resmungo ali, um muxoxo de impaciência acolá e novamente o silêncio.
Há dias em que um bicho novo chega, uma nova regra é inventada, um joguinho entre eles acontece e aí a balburdia é geral. Mas hoje, nada... O ar é pesado, quente, poeirento e eles se irritam naquilo.
O leão deitado com as patas pra cima é a pura preguiça. Tem sido bem alimentado e engordou muito. Sorte da leoa que não tem que caçar pra os dois. Ele está rabugento hoje e de vez em quando solta um rugido. De rei não sobra nem a lembrança. Seu esporte predileto é denegrir a imagem da leoa que, superiora senta-se de costas pra ele na outra jaula e no momento mantem-se ocupada amamentando um filhote. Único trabalho que ele realizou nos últimos anos, além de engordar e reclamar do trabalho pesado de ter que rugir pra os visitantes.
Vida boa pra ele seria um rugido gravado e mais carne ainda, de preferencia já cortada e dada na boca. Passa a vida falando dos seus direitos de rei, como se alguém se importasse ou como se ele merecesse algum. Palavra feia pra ele é trabalho e dever.
O pavão no momento lixa as unhas do pé e solta seus gritos esganiçados acima de todos os outros sons. Também reclama da pavoa, falando dos pés feios dela (?), da burrice dela em não saber cantar(?), mas se pavoneia mesmo assim dizendo que mesmo não cantando ela é perfeita, exceto que a coitadinha não sabe decidir nada só. Coitado dele que precisa fazer tudo. Que jeito? Além de bonito, é competente. Que sorte que la tem.
O macaco provoca todos, já levou uma bisca do leão e de vez em quando fala da macaquinha que mora em uma jaula próxima. Está interessado nela e se sabe correspondido, mas não se decide a ir lá. Reclama um pouco da lerdeza dela, mas não fala mal. Talvez mais tarde, depois que ela aceitar a corte, ele passe a ver defeitos, com o exemplo que vê nos outros.
O gorila, todo desengonçado no seu tamanho superlativo reclama do tempo, da falta de organização da administração, bate no peito e solta uns sons guturais e assustadores, se lamentando sobre o antigo zoologico de onde ele veio, com seu sistema de auto gerência, e divisão da alimentação por conta de um aparelho que regulava as porções e todos ordeiramente entravam na fila e ganhavam do mesmo tanto. O que ele não diz é que o sistema que gerava porções médias mal alimentava ele, e ele se valia do campo bem arborizado onde comia frutinhas, escondido claro, afinal o campo era da administração. A gorila impõe respeito com seu tamanho e sempre atarefada com os gorilinhas gêmeos. Ele tenta falar de algumas manias dela como a fixação por umas frutinhas que não servem ali, além da mania de cuidar de gorilinhas de outras mães. Ela se faz de surda, continua assim mesmo e ele desiste. Mira sua minução então pra a administração do zoologico e distribui uns cascudos nos gêmeos que são mesmo terríveis.
Hoje todos eles marcaram uma reunião pra planejar a fuga. Estão dispostos a ir pra um lugar melhor, esse zoologico não está com nada.
A reunião será de tarde, mas já se percebe que o clima vai pesar porque a ideia de lugar melhor é diferente pra cada um deles.
O leão quer um lugar onde seja servido e a leoa já disse que ele deve é trabalhar!
O macaco ri de tudo, mas tem seus planos secretos. Acaba irritando os outros com essa mania dele.
O gorila quer ir pra um lugar onde tudo seja ordeiro, dividido irmãmente e ninguém se arvore dono ou gerente de nada. Oh, ilusão! Está esquecido das hienas.
Enquanto não chega a hora da reunião pra planejar a grande viagem eles resolvem afiar as línguas no esporte predileto: falar mal das fêmeas. Mal sabem que elas estão organizadas e fecham um acordo em bloco. Eles vão se dar mal.