Carnaval + funk + micareta: Existe combinação pior?

"O ano só começa após o carnaval". Hein? Alguém, por favor, me explica? Achava que o ano começasse em 1º janeiro e, desde que me entendo por gente, nunca vi carnaval começar em 1º de janeiro. Você já?

Antes do carnaval, raramente você marca consultas médicas, dentárias. Encomendas e pedidos próximos ao carnaval são deixados de lado. As escolas não levam muito a sério o período anterior ao carnaval (acho que muitas, até depois do carnaval, continuam não levando a sério...) Muitos casais se separam nessa época. Alguns inocentes dizem ser a tentação da quaresma (período religioso de penitência e privação), mas eu digo outra coisa: é pra aproveitar a época em que quase todo mundo topa quase tudo com quase todo mundo. Deu pra entender?

Se sou uma pessoa amarga que não compreende a beleza e a alegria de uma festa popular? Pode me criticar à vontade. O carnaval é sim uma festa popular, mas teve lá suas mudanças, assim como a sociedade que se modificou ao longo do tempo. Mas, lembrem-se: mudanças nem sempre são para melhor, pelo menos não com o carnaval.

O Carnaval, pra quem não sabe, se originou na Grécia e tinha como objetivo o agradecimento aos deuses pela fertilidade do solo e da produção. Posteriormente, o Carnaval foi implantado pela Igreja Católica como uma festividade que antecederia os quarenta dias de privação e devoção religiosa, a quaresma. Mas foi na Antiguidade que a "putaria" começou a acontecer: a festa era compreendida como uma incessante busca por prazer. Acho que, depois disso, poucas foram as mudanças ocorridas. E, claro, deveria citar uma: a presença do funk no carnaval. Não curto axé muito menos enredos carnavelescos. Mas fazem parte, pelo menos, da cultural do carnaval brasileiro. Mas e o funk? Primeiramente, como funk brasileiro é considerado um estilo musical? Basta uma pessoa, que nem se quer sabe cantar, construir uma frase, geralmente sem muito nexo, mas que é sexual, e repetí-la constantemente naquela batida padrão. Isso é o funk brasileiro. E o que ele tem a ver com o carnaval? Se foi alguma "mudança" juntamente às demais mudanças que ocorreram, eu repito: mudanças nem sempre são boas, pelo menos não com o surgimento do funk e ainda implementado no carnaval.

Assim, com as suas devidas mudanças, principalmente da religiosa para a sexual (quase nenhuma mudança...) e com a inserção do funk ao carnaval, como essa poderia ser uma festa agradável? Há algum tempo atrás, famílias se reuniam nesta festividade, com suas fantasias discretas e suas marchinhas. Alegria, família e paz. O que temos hoje? Putaria, álcool, drogas, pegação. Peitos, bundas. Pessoas cobertas por porpurina; pessoas que nem se olham, mas se beijam e outras que nem se lembram de nada porque beberam demais. Algumas tantas aprecem grávidas e outras cotraem doenças. E a violência? O carnaval do Rio é o mais popular e o maior do mundo. Agora imaginem: o maior e mais popular carnaval e se trata do Rio... Precisa dizer mais alguma coisa? E ainda dizem ser uma festa familiar... Hein?

Mas, sabe outra coisa que consegue ser pior do que as músicas e todas as problemáticas do carnaval? Os carnavais fora de época. Assim, você que, como eu, espera que o carnaval passe logo (exceto pelo período que você não trabalha e/ou não estuda), deve também detestar as famosas micaretas. Meu Deus! Já não bastava que a festa durasse uma semana? (mentira, porque geralmente dura até mais) E as pessoas a prolongam pro ano inteiro e se sentem, pelo "clima do carnaval", vulneráveis às suas possíveis pegações...

Bom, pra quem não curte o carnaval, assim como foi dito anteriormente, ao menos serve como uma trégua dos estudos e do trabalho...

Só no carnaval?

(Em 16/02/2012)

Por Jéssica França
Enviado por Por Jéssica França em 03/12/2012
Reeditado em 03/12/2012
Código do texto: T4017536
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.