Conservar

O conservador é o indivíduo que acredita na tradição e quer tirar dela um belo proveito. Faz das regras normas a serem seguidas. A princípio não é meramente um burocrata, mas uma pessoa que segue os passos do Pai. Segue não de maneira cega e direta. Não de maneira burocrata e engessada. Não de maneira fria se sem amor. Ao contrário, segue, por extrai do Pai aquilo que há de melhor. Retira dele, o que ele próprio não soube ensinar.

Portanto, ser conservador em determinados momentos é importante. É fazer a Lei seguir um sequência: que nem é a sequência maldita do direito, menos ainda a fórmula intransigente do dever. Se for somente o direito enfocaremos a tudo e todos. Faremos rebeldia a nós mesmos. Aliás, é isso que tem acontecido no cotidiano, com as intransigências das Leis – dos advogados – metidos a donos do mundo, que questionam a tudo e a todos, de maneira até mesmo ilógica.

Do lado dos defensores do dever, também precisa ser colocado de maneira ponderada. Se seguidor apenas dos deveres – pode significa cumprir o que é determinado – sem questionar, sem verificar. Ou seja: “imbeciliza” o ato a partir do instante que não se toma pra si a responsabilidade. Torna-se, o dever, apenas uma cegueira social. O mercado, aliado apenas a regra de ganhar e ganhar usa esse artificio de maneira errada. Ganhar, é apenas o valor de troca (Marx) feito de maneira abrupta e medonha. Às vezes é melhor do que somente poupar. Porque, do lado do direito existem os que poupam e é poupando que vamos pegando o dinheiro do povo, e sendo corporativistas se colocam como donos do poder.

Ou seja: nem podemos ser somente da ala do “direito”; nem somente podemos pertencer ao grupo do “dever”. Ao contrário, é preciso aliar as duas coisas. É preciso sabermos que em determinados momentos temos direito e, portanto, saber questionar as imposturas. Mas é preciso também sabermos ter deveres. Dever a cumprir. Quem não cumpre seus deveres não pode se arriscar a questionar as coisas. Quem cumpre, sem questionar está fingindo ser “amiguinho”. Uma hora o amiguinho vai trair. Porque a traição, sempre traiçoeira comparece justamente nas melhores amizades.

arrab xela
Enviado por arrab xela em 02/12/2012
Reeditado em 02/12/2012
Código do texto: T4016272
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.