PARA ESCREVER UMA CRÔNICA .....

 

         .....é preciso ter paixão e eu , hoje em dia só tenho paixão mesmo é pelas leituras ou pelos desenhos . Embora não saiba desenhar nem mesmo uma maçã, gosto das telas  que a natureza me oferece e que presto toda a atenção .

      Consigo ver o azul do céu bem mais azul, as cores das flores bem mais acentuadas e o verde da grama molhada, não sei se por estar molhada ou não, mas para meus olhos meio que míopes é bem mais verde .

      Para escrever uma crônica é preciso gostar de música, de boa música, dessas que são suaves e delicadas e que penetram pelos nossos ouvidos para permanecerem fincadas no coração .

      Gosto de músicas ou canções como queiram , que me fazem pensar, que me façam lembrar e que, quando coloco a mão no meu coração dão a sensação de que um dia fui amado e que pude amar .

       Para escrever uma crônica é preciso gostar de escrever, é preciso ter para quem escrever e principalmente é preciso ter alguém que leia e que com uma deferência muito especial goste do que foi escrito . Na verdade costumo dizer que não escrevo eu rabisco  e isso muito mais por vício e , bem cá no meu íntimo , ainda tenha dúvidas se realmente consigo rabiscar qualquer coisa que possa ser levada à sério .

       Os que conseguem chegar ao final dos meus rabiscos    são    pacientes, são os que chamo de minha   meia    dúzia de pacientes e amigos leitores . Por isso é que não penso e nem pretendo escrever um livro . Isso é coisa pra quem pode e sabe .

        Para escrever uma crônica é preciso ter um amor, saber entender de amor e, numa dessas alegres e generosas concessões da vida, termos a serenidade e o equilíbrio necessários para reconhecermos que somos amados.

       Engraçado esse negócio de amor. A gente diz que ama, pensa que ama , sonha que ama e muitas vezes o outro lado esquece ou não quer reconhecer que , quem sabe , pode até chegar ou começar a amar qualquer dia desses ou num dos próximos feriados prolongados .

     Mas aí já é tarde . O coração já foi fisgado e , como tenho percebido e bem de perto, é completamente enganado .

       Para escrever uma crônica é preciso ser alegre ou ter a capacidade de, na mais lúcida das hipóteses , conseguir abrir um sorriso numa fisionomia fechada , dessas que são duras quem nem pedra . É preciso saber mostrar que o coração às vezes acelera e isso é até bem normal .

       É preciso saber contar piadas sendo que nesse caso, o primeiro a rir tem que ser o contador dos “causos'” engraçados. É como eu costumo dizer, quem tem que rir primeiro somos nós mesmos .

       Para escrever uma crônica é preciso ter certeza não só de que ela será lida , como também poderá trazer boas imagens e em raríssimas situações ficará gravada no cofre das magníficas e magistrais lembranças para sempre. Só que, em incontáveis momentos costuma ser  esquecida quinze minutos depois .

       Para escrever uma crônica é preciso ter talento , e quando falo em talento me refiro ao natural, aquele que nasce com a gente e que vai se desenvolvendo a medida que o tempo passa . Para escrever uma crônica os dedos num teclado de um computador não são o mais importante . Os olhos e os ouvidos são muito mais.

       Enfim e finalmente, para escrever uma crônica é preciso ter um tema e ser muito bom escritor . Saber soletrar, gostar de usar muito mais pontos de exclamação do que as interrogações e acima de tudo, usar e abusar da simplicidade e da sinceridade .

        Então, como não me considero escritor (.....e nem quero ser.....) e , aqui pra nós , nem mesmo um poeta, desses que se apaixonam a cada chegada da lua cheia e se entristecem quando ela vai embora, ainda tenho muito que aprender para tentar escrever uma crônica .....


                            *********



objetos-de-um-escritor.gif


(.....imagens google.....)
WRAMOS
Enviado por WRAMOS em 02/12/2012
Reeditado em 02/12/2012
Código do texto: T4015992
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.