Meu Brasil brasileiro entre tons e dissonâncias.
Blog Patrícia Porto - Sobre Pétalas e Preces (pporto.blogspot.com.br)
Tenho andado numa fase frasista esta semana. Acho de uma inteligência tão "chic" esse poder de síntese! Eu não sei dizer nem mesmo o óbvio em cinco palavras. Que me perdoem os meus colegas, poetas contemporâneos, com suas tesouras antenadas, mas me esparramo pelo chão... Por isso estou sempre ou com uma trilha sonora na cabeça, minha paixão explicita pela música; ou com frases de outros a rondar meu pequeno mundo de cachola. Hoje eu acordei tendo como lema a conhecida frase do Tom Jobim, num desses tons: "Viver no exterior é bom, mas é uma merda. Viver no Brasil é uma merda, mas é bom”.
Acredito que cada cidadão brasileiro comum, como eu ou você, à sua própria medida ou desmedida passe duas ou três vezes por semana por esse sentimento que diz e clama lá do fundinho de nós: “o que eu estou fazendo aqui neste lugar?!”
Que país é este, afinal? Rico e miserável em contradições. Acho até que Belíndia já caducou. Mas dizem que estatísticas não mentem. São como cartas de tarô. Descartes não tinha ideia da persona ou do monstro que poderia criar. E viro número, logo existo! É claro que avançamos muito, o que pode comprovar que a pobreza vem diminuindo. Pode? Sim, basta olhar todos os índices do ilustre economista Marcelo Neri e de todos os Institutos que são realmente sérios. Não estou sendo irônica. É o que ocorre! Estamos saindo da imensa pobreza e é pra valer. Que nos confirme também o tal Fuleco, nosso mascote do crescimento!
Agora, pra sair da miséria ou do nosso velho e rotineiro miserê, devo confessar que tenho cá minhas dúvidas – e também dívidas à balde pra desmentir. E o que sei (perdoem) é que desse imbróglio todo, uma pergunta teimosa resiste e não quer, mas por nadinha, calar: "se avançamos tanto por que os tantos retrocessos e a tamanha desigualdade?" E esse desconcertante retrocesso ético? Como fica nessa lista? Como lidar com esse “pepino” interno? Ah, no meu não, camarada! Sai pra lá!
É paradoxal mesmo. Lembra um pouco aquele jogo de corrida de casas que a tua tia te dava de presente de natal, quando não era meia: vai, meu filho, avance! Ah, agora retroceda, não, volte duas, três casas... Quer saber? Volte ao início e comece tudo de novo que é melhor negócio... Ou deixe-o e saia logo do jogo!
Não sei vocês, mas eu já pensei algumas boas vezes em arrumar minhas malinhas e ir pra um lugar distante, pra um desses países gelados que prometem oportunidades e são campeões em qualidade de vida. Depois pensei na frase do Tom e na minha bronquite, e desisti. Penso dois segundos por mil vezes. E fico no assobio do samba do avião, resignada... Tá legal, eu aceito o argumento.
O que eu iria fazer com a minha língua que é ao mesmo tempo - para mim - saída e entrave? E o Brasil é bom, vai... Olha as nossas praias, o futebol... Não temos guerras, homens-bomba, vulcões, tsunamis... E aí vai ficando quase impossível não cair naquela piadinha batida da criação do mundo. E o todo poder dizendo: “Você vai ver quem eu vou colocar lá!” A lista da ficha suja é realmente longa e histórica, vários congressos, organizações, departamentos caberiam dentro dela.
Sobre não ter guerras ainda duvido. A nossa usual estatística de homicídios entre jovens que morrem antes dos vinte e tal – sempre teima em pregar peças. Mas segundo os novos índices, diminuiu pela metade de 2000 para 2010. Sei não... Devem estar torturando uns números por aí. "Cala boca aí seu cálculo de merda!" E tome tapa na cara de mão aberta que é pra não marcar!
E quem é o Collor mesmo? O Maluf? O Zé Dirceu? Não seriam também homens-bomba? Outro dia ouvi um repórter falando que estava acontecendo um “verdadeiro terremoto político” em Brasília. Tive que rir. Talvez a nossa natureza seja realmente outra já que estamos extinguindo aquele povo que era do verde, usava cocar e era real, e isso juntamente com os caras pálidas que os protegem. Farinhas do mesmo saco das coisas que permanecem no reino da impunidade. Ah, mas tudo bem, eu também me ufano do meu país! Afinal, como esquecer essa gente bonita brasileira, de pele bronzeada caminhando rumo ao mar? Também disse o Tom sem perder o tom.
Parafraseando meu poeta conterrâneo: "minha terra ainda tem palmeiras, basta ouvir o sabiá". E se sabiá de lá não gorjeia como cá é porque virou raposa há tempos. E o pior: peste que não morre! Gente, até a Hebe que eu pensava ser eterna, morreu. Mas o raposa-mor não morre! Com certeza já deu três voltas no capeta pra não cumprir o pacto.
Mas nem por isso podemos esquecer a cidade maravilhosa com sua geografia encantadora. Patrimônio da humanidade. Dá para sublimar qualquer paranoia - com certeza. Basta não pegar ônibus, nem trem, nem metrô - e nem táxi. Ontem atrasada para o trabalho desci do ônibus e peguei um táxi O “gente boa” do motorista com seu GPS-TV colocou num desses programas bem bizarros pra acompanhar as notícias do trânsito na Avenida Brasil. O sujeito-locutor, uma mistura pavorosa de todos os que o antecederam, gritava horrores! “Olha aí, gente!, tá lá!, o corpo do motoqueiro esmagado embaixo do caminhão! Mostra lá, câmera! E agora outra: cabeça encontrada em matagal!” Quase vomitei na poltrona, ô da poltrona...
É isso, ainda bem que brasileiro que é brasileiro sabe torcer com muito orgulho e com muito amor. Então se for de carro, a pé ou bicicleta, torça bastante pra que não chova, ainda mais se estiver na Praça da Bandeira, perto do Maracanã ou à altura do Caju. Se for de trem e for mulher, torça pra ninguém passar a mão na sua bunda. E torça, torça forte, pra que não role um feriado prolongado quando você estiver sem grana pra fugir pro Alasca e tiver que atravessar a ponte Rio-Niterói ou pegar a Imigrantes. E torça, mas torça de pé junto e firme, pra que – nem com a vaca tossindo de pneumonia - você precise contar com algum serviço prioritário, tipo esses dos hospitais, bombeiros, polícia, defesa civil, todo esse povo também deixado à míngua por esse Estado de coisas.
Ah, mas tem sempre um cara feliz tomando um pileque homérico pra dizer: “vai, dá pra relaxar, meu amigo...” E se rolar uma graninha talvez até se consiga uma boa solução miliciana, marciana, de outro mundo ou submundo paralelo... Mas vale lembrar que o amigo é sempre da onça.
O que seria então “o melhor e o pior do Brasil”? Lanço esta pergunta como desafio de resposta aos leitores dessa crônica. Será que daria para pegar um capitão gancho na Carta de Caminha? Por que perder tempo falando de índios, queimadas, destruição, desigualdade, se hoje estamos entre as dez maiores economias do mundo e se temos novos milionários na Forbes? Não sei não... De tanto a gente ficar em cima desse muro fino, ele já está maior que a muralha da China, mas prometendo ruir.
Para não dizer que não falei das flores... E a nossa juventude que não está somente na estatística do IML? E as crianças com tanta sede e fome de aprendizagens todas e de perspectivas de presente? Sim, sem dúvida continuam sendo o futuro discursivo do Brasil. Quem dera fosse o melhor na prática. Bem, o pior todo mundo sabe, é a educação que eles continuam recebendo às avessas e a educação que eles continuam não recebendo como direito legítimo, como fatia principal de dignidade pra se viver com cidadania, amor, arte, lazer... Nós já temos os royalties pra começar! É... Vamos cobrar? Afinal, a gente não quer só comida.
Pressinto que ainda vou continuar por um bom tempo a ser perseguida pela frase do mestre Tom. Brigo na padaria porque o pão veio queimado, no ônibus porque o errado é o meu dinheiro suado. Brigo com a caixa do mercado que passa as mercadorias como uma máquina metralhadora e ainda me olha de cara feia porque eu demoro a arrumar as bolsas. Brigo com o banco que cobrou tarifas indevidas. Brigo com o técnico que veio consertar minha máquina de lavar e me esfolou o bolso pra cobrar a rebimboca da parafuseta de todo aparelho mecânico, eletrônico, de pilha ou bateria... Brigo com o vizinho que colocou o carro da sogra na minha vaga de garagem pra fazer média com a jararaca. Brigo com o sujeito que por pouco não me atropela em cima da faixa de pedestre, estando o sinal fechado pra ele. Brigo com o atendente da minha operadora de telefone – e aí “xingo” e grito! Brigo até com o pobre do cachorro que mora no meu prédio, de apartamentos minúsculos e não para de latir no meu ouvido e nem me dá o retorno... Brigo, brigo, brigo... Uma merda!
Mas o Brasil tem tantos tons, tantos sons... Agora deu até vontade de assobiar um sambinha pra esquecer essa merda toda. Ah, cada música, cada tempo, cada dia segue com seu ritmo, a sua dissonância... E é bom à beça, vai...
Patrícia Porto