POR QUE ESCREVO?

Meu primeiro Trabalho escrito foi a minha Monografia na Universidade de História. Apresentei à uma banca examinadora, a qual me deu uma nota dez no desenvolvimento do Trabalho e dez na apresentação.

Confesso que foi durante a confecção do meu Trabalho que desabrochou o desejo de escrever, e vi como era interessante a arte de escrever, foi quando surgiu o meu interesse pela escrita.

Sempre fui fascinada por História, por isso fiz essa Faculdade. Sou verdadeiramente apaixonada por História, acho muito interessante poder conhecer, poder sentir os acontecimentos do passado, os quais na maioria das vezes não fizemos parte daquela História. Sendo assim, conhecer a História me transporta para a época e posso sentir as emoções em minha pele. Não encontro palavras para expressar minha sensibilidade diante da História vivida em épocas diferentes da minha.

Gosto muito de visitar pontos históricos do Rio de Janeiro, sempre que posso vou e registro com fotografias. Quando visito os pontos históricos onde a Família Real viveu, sinto na pele como se eu estivesse lá na época, ou se como o tempo voltasse e eu fosse uma mera expectadora da História, acontecendo em tempo atual ao vivo e a cores. Quando piso naquelas ruas de paralelepípedos ou pedras grandes da época da Realeza no Brasil, visualizo a época e fico imaginando esse trabalho realizado pelos escravos.

Quando visito os museus, transporto-me para a época, ao ver e sentir cada objeto, cada detalhe que descreve a História.

Perco-me em minha imaginação. Fui ao Museu Imperial em petrópolis, onde há a última foto da Família Real em tamanho natural exposta no jardim, tirada pouco antes de sua partida. Ao vê-la pude sentir na pele aquele momento, como se tivesse participado daquele momento. Fui também ao paço Imperial, residência da Família Real na Praça XV, no Rio de Janeiro, em frente as barcas. Quando transito pela praça XV, fico a imaginar onde estou pisando, que outrora foi o quintal da família Real.

Ao visitar o Prédio da assembleia legislativa, também denominado Palácio Tiradentes, fiquei emocionada em lembrar que foi ali que Tiradentes ficou preso até o seu suposto enforcamento, o qual conta-se que na verdade quem foi enforcado foi um serviçal que foi visitá-lo e tomou o seu lugar trocando de roupas com ele. E então Tiradentes saiu do país, salvando assim sua vida.

Outra História que me fascina é a de Minas Gerais, vejo a como um manancial de inspirações para escrever. Minas conta muito sobre a História do brasil, a mineração, a escravidão, a vida dos Fidalgos, a História de Chica da Silva. É realmente um acervo cultural fascinante para se trabalhar com riquezas de detalhes daquela época. Um dia vou conhecê-la e escrever sobre ela.

O despertar pela escrita trouxe-me ao Recanto das Letras, por sugestão do meu marido, que já escreve a algum tempo no Recanto.

Hoje descobri que escrever também é um de meus dons, amo escrever, esplainar em palavras o que sinto na minha alma. Criando, mesclando realidade com ficção, viajando neste sonho lindo da poesia, onde podemos tudo, onde tudo torna-se uma fantasia. Onde sou o criador, fantasiando de acordo com o meu coração. Saciando dessa forma o desejo mais íntimo do meu ser. Viajando neste mundo mágico da poesia. Onde tudo pode, onde você tem o pincel na mão e pode desenhar de acordo com o seu desejo.

Gosto de ler e amo escrever, tenho uma imaginação fértil se me deres uma palavra, eu crio um Conto. Tenho um filho também assim, desde seus três anos, quando eu dizia uma palavra, ele criava um Conto imaginário. Na sua gravidez eu gostava muito de assistir ao Desenho - O Mundo Imaginário de Bob.

Rivanda De Siqueira
Enviado por Rivanda De Siqueira em 01/12/2012
Reeditado em 02/12/2012
Código do texto: T4014208
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.