Os “Coronéis” Leandro Maciel, Chico Passos e a Nomeação do Professor de Francês João Costa.
Nascido na cidade de Cedro de São João (SE) e logo transferido para cidade de Ribeirópolis (SE) a fim de estudar as primeiras letras, o garoto João Costa desenvolveu um talento formidável e uma grande amizade naquela urbe.
Ao entrar para Faculdade Católica no Curso de Línguas , o discente iniciou simultaneamente um curso de francês na Aliança Francesa, tendo como mestra Monique Polland (a primeira professora da instituição de ensino de Sergipe).
Com o seu extraordinário desempenho João Costa foi nomeado pelo então governador de Sergipe, doutor Leandro Maciel por indicação do deputado estadual Francisco Modesto dos Passos(conhecido carinhosamente como "coronel" Chico Passos) para ocupar um cargo de professor de francês no Estado de Sergipe. Com a “pulga atrás da orelha” direita o governador titubeou baixinho...
-Como pode, o meu amigo Chico Passos me pedir um lugar para professor de francês no Estado para um rapaz de Ribeirópolis, pois no interior não tem cursos de línguas estrangeiras. Matutava o duro “coronel” e governador doutor Leandro Maciel com um sorriso maroto no rosto carrancudo.
O caso só foi solucionado dias depois com a intervenção do doutor Heribaldo Dantas Vieira que tinha o sobrinho Hugo vieira, o qual participava também do curso da Aliança Francesa.