Cala-te boca.

...

Pouco tenho falado, mas tenho observado muito.

Tenho percebido mais as pessoas, sua intenções... o saldo, infelizmente, negativo.

O silêncio na hora certa nos salva de situações constrangedoras, evita que fiquemos expostos desnecessariamente. O silêncio quando acompanhado da indiferença, é a combinação perfeita, o casamento certo, mas pra isso, só buscando a sabedoria de um Dalai Lama... rs

Mas afinal de contas, calar-se é certo?

Para uma pessoa que dá bom dia a cavalo como eu, o silêncio se faz difícil, complicado e muitas vezes impossível. Ser expansiva, falante, implica em diversos dissabores, por que controlar a língua é algo que só se faz depois de feita a bobagem.

"Escuta e serás sábio. O começo da sabedoria é o silêncio". (Pitágoras)

Concordo, por que quanto mais se ouve, e menos se fala, mais senhor dos atos ficamos. Minha avó sempre dizia uma frase: Caveira, quem te matou? A língua.

Interpreto o silêncio de formas diferentes dependendo do ângulo ou da pessoa envolvida. Calar-se como fiz muitas vezes para evitar uma briga doméstica, obrigada por uma figura paterna autoritária, foi primordial para que tivesse o bom senso de não me meter em encrencas gratuitas. Também para "defender" uma amizade. Creio que a idade também está ligada a isso, quanto mais amadurecemos, menos temos vontade de criar conflitos. Alguma teoria oriental deve explicar isso. Só pode!

Mas também há aquele silencio de resignação, onde a pessoa não tem forças para brigar, para impor-se. Isso é péssimo.

Tem o silêncio que guarda segredos, aquele que é a chave da "caixa de pandora". Uma vez aberta ele se vai e viva-se com o que dali saiu.

Há o silêncio que irrita. Aquele das pessoas que não se importam com o mundo, que pouco influencia nas decisões. Talvez esse seja o silêncio covarde. Ou quem sabe o silêncio egoísta. Pra que me envolver em algo que não me trará lucro?

E existe por fim aquele silêncio sofrido, cheio de palavras guardadas, de vontades reprimidas.

Aquele silêncio que diz: Eu te amo.

Cris Souza Pereira
Enviado por Cris Souza Pereira em 28/11/2012
Reeditado em 28/11/2012
Código do texto: T4010287
Classificação de conteúdo: seguro