BUENA VISTA SOCIAL CLUB

Ontem, domingo de chuva aqui em Belô, a Dona Mari e eu curtimos um descanso em casa. Filhos e netos fora, com programações diferentes, optamos por ficar sossegados em nosso canto e acabamos nos dando bem por demais. Foi um domingo mais que legal.

Acordamos tarde, tomamos aquele café (coado por mim, café de macho) com o tradicional pão de queijo mineiro e depois selecionamos alguns DVD’s , entre eles o “Buena Vista Social Club”, originado de um CD produzido e gravado por Ry Cooder em Havana no “Egrem Studios”, ano de 1998. Cooder e seu filho Joachim chegaram em Havana e localizaram grandes músicos cubanos como Ibrahim Ferrer (vocalista), Compay Segundo, Omara Portuondo (cantora), Manuel “Guajiro” Mirabal (trompete), Luiz Barzaga, Juan de Marcos Gonzalez, Julio Alberto Fernandez, Salvador Repilado Labrada, Barbarito Torres, Elias Ochoa, Cachaíto Lopez, Manuel Galbán , Pio Leyva, Manuel “Puntillita” Licea, todos veteranos e o fabuloso pianista Ruben Gonzalez, este já com 79 anos.

Aí vêm uma sequência maravilhosa de ensaios, entrevistas pessoais com cada um, relembrando sua carreira, passeios pelas ruas centrais, as grandes orquestras de Havana, entremeada com cenas do primeiro concerto do grupo em Amsterdam e no segundo e último concerto no Carnegie Hall, em Nova York. São mais de 100 minutos de imagens belíssimas, com interpretações fantásticas desses artistas, em páginas imortais da música cubana, que nos prendem à poltrona e nos fazem viajar aos tempos da nossa mocidade, curtindo os bailes da época e os ritmos “calientes” das rumbas, “chá-chá-chás”, dos boleros e o romantismo daquela fase dourada de nossas vidas.

Um destaque para a última visita que o grupo fez a Nova York, com todos eles deslumbrados pelas maravilhas da metrópole, principalmente o cantor Ibrahim Ferrer e o pianista Ruben Gonzalez, cujos depoimentos nos levam às lágrimas.

Foram momentos divinos, vividos tão sómente por mim e minha mulher, companheira de longa jornada, mãe e avó dedicada, a Maria Mari, cuja crônica lhe dedico de coração.

-o-o-o-o-o-

B.Hte., 26/11/12

RobertoRego
Enviado por RobertoRego em 28/11/2012
Reeditado em 16/07/2013
Código do texto: T4009954
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.