A IGREJA DO SILÊNCIO.

Não confundir com o movimento religioso, criado pelo cardeal Wishinsky em 1942, durante a ocupação militar russa, na Polônia.

Atualmente as igrejas, indiferente da vertente cristã, evangélicas, carismáticas, pentecostais, católicas e outras mais, apresentam uma ritualística que mais assemelham a verdadeiros shows de músicas, tipo rock pauleira.

Ao mesmo tempo depara-se com os ministrantes dos cultos religiosas, como que tomados por um desequilíbrio psicoemocional, de tal magnitude que beira ao transe ou como tomada por uma influência espiritual. Selecionam um ou mais trechos da Bíblia e se apegam de tal forma ao texto, com uma agilidade tamanha, ao citar o autor, o livro, o capítulo e versículo e o uso repetitivo da palavra: Amém.

Em geral iniciam a ritualística com Louvação.

Praticamente são trinta minutos de som altíssimo. Os conjuntos musicais são compostos, por bateria, guitarra, baixo, metais, percussão, teclado e cantores. E o que chama a atenção é a forma como executam. Muitas vezes incitam os fiéis a adquirirem CD’s e DVD’s.

Os cultos religiosos e aqui indiferentes das vertentes, são recheados de cantos e cantorias, que quebram aqueles momentos de introspecção com DEUS.

É uma sucessão de senta e levanta. Bate palma, acena com as mãos e uma constante repetição de AMÉM.

As ritualísticas das celebrações religiosas, hoje em dia estão focadas, no Dízimo, na doação de dinheiro, na aquisição de óleos ungidos, de objetos como se fossem amuletos. Nos quais os fiéis se apegam nas horas de dificuldades. Em relação aos óleos ungidos, vindos dos olivais da Terra Santa...

Mas voltando ao assunto ritualístico das celebrações, inexiste praticamente uma intimidade maior com DEUS. E esta intimidade com DEUS exige um momento de profunda concentração, de meditação e, sobretudo de silêncio.

Como orar a DEUS com hinos religiosos com altíssimo som? O desempenho dos músicos, beira aos profissionais do ramo, quando não o são.

Analisando com mais calma, em geral a etapa denominada de Louvação é um ato preparatório para um estado psicológico, de modo a induzir os fiéis a acompanhar ações de doações em dinheiro, de subscrever envelopes e participar dos movimentos dizimistas.

O silencio é uma forma de oração.

Quando entramos em um recinto sagrado, destinado a Glorificar a DEUS, orar a DEUS agradecendo as graças recebidas, solicitando uma orientação, um alívio das durezas da vida, dos sofrimentos ou honrando, glorificando, exaltando DEUS é um momento tão íntimo, tão pessoal, tão sagrado que não combina com a verborragia dos ministrantes e tão pouco com os shows musicais.

A comunhão com DEUS deve ser contínua e silenciosa. A forma de se conduzir este ou aquele culto religioso varia nas suas vertentes. Mas analisando friamente não se encontra em nenhuma igreja um momento de silêncio. Do início ao fim são cantos e cantorias. Um constante bater de palmas cria-se um clima propício para um transe, que em nada absolutamente nada, leva e nos eleva a DEUS.

A Igreja do Silêncio é uma nova forma que busca a melhor maneira da nossa consciência espiritual e de nos preparar para uma conversa mais intimista com DEUS.

As orações coletivas devem ser uma constante. O FILHO DE DEUS nos estimula a orar em coletividade. De fato é uma forma de elevar o nível de energia positiva quando nos reunimos para orar a DEUS. Mas é aí que reside o segredo da oração coletiva. Quem leu os Evangelhos não irá encontrar em nenhum deles JESUS incentivando orar em estado emocional anormal. Em nenhum momento na vida de JESUS iremos encontrá-lo cantando nas suas pregações. Em nenhum momento do seu messianato iremos encontrar JESUS incentivando tais práticas. Mas sim: Orai e vigiai.

E tais metodologias musicadas de “louvar” a DEUS, ultrapassam os altares dos templos e das igrejas.

Apresentam um elevadíssimo grau de profissionalização. Atualmente o número de conjuntos musicais, bandas e cantores religiosos passaram a ser um das melhores fontes de renda. Não se limitam a promover shows em nome de DEUS. Incrementam a venda de DVD’s e CD’s. O que chama a atenção são os valores cobrados. Um show religioso com vertente evangélica ou católica, em geral tem um custo da ordem de R$ 45.000,00 com todas as despesas pagas. Além da exigência da comercialização dos produtos fono-cenográficos.

Chamam à atenção as reuniões públicas religiosas. O grande momento precede um magnífico show de luzes, efeitos especiais, pirotécnicos e altíssimo som. Tais ações são indutoras psicológicas com a finalidade de preparar mentalmente e emocionalmente o público com a participação do cantor ou cantora e em seguida o pregador.

Os grandes líderes religiosos não pensam em mudar estes protocolos, na forma de congregar os irmãos e irmãs.

O que isto diagnostica?

Que as reuniões religiosas não estão agindo de tal forma, que diverge dos ensinamentos que o Cristo ensinou:

"Quando orares, entra no teu quarto, fecha a porta e ora ao teu Pai que está no escondido" (Mateus 6,6);

"Quando orardes, não sejais como os hipócritas, que gostam de orar nas sinagogas e nas esquinas das praças, para serem vistos pelos outros" (Mateus 6,5).

Mas se nos posicionarmos não só em relação ao cristianismo como um todo e buscarmos em outras culturas religiosas, encontraremos:

“A oração deveria ser silenciosa. O silêncio é a oração. Quando as palavras chegam, os desejos imediatamente as sucedem — porque as palavras são o veículo do desejo. No silêncio, como você pode desejar? Já tentou? No silêncio você pode desejar alguma coisa?

Como pode desejar, estando em silêncio? A linguagem será necessária, todas as linguagens pertencem ao reino do desejo. Daí a insistência, de todos os que sabem, a respeito de permanecer em silêncio, porque somente quando não há palavras na sua mente é que o desejo cessa; de outro modo, o desejo estará escondido atrás de cada palavra.” Leia mais: http://www.palavrasdeosho.com/2011/03/o-silencio-e-oracao.html#ixzz2.

O fato de muitas religiões ou organizações religiosas adotarem a Bíblia como sendo o Livro Orientador, às vezes confunde. Mas a Bíblia Sagrada é o Livro da Sabedoria? Acredito que sim. Mas quais dos Livros da Bíblia seguir. O Velho Testamento onde Salomão em seus Salmos canta glórias a DEUS? Ou o Novo Testamento onde o JESUS através das suas palavras e gestos nos dá as Boas Novas e não encontramos algo mais concreto no qual JESUS ensina a orar em voz alta e tão pouco reuniões de cantos religiosos.

Infelizmente a realização de cultos, missas, reuniões estão cada vez mais musicadas e com um firme direcionamento a desviar das orações, que brotam dos corações.

È chegada a hora de orar em silencio como o CRISTO o fez no Monte das Oliveiras.

Acreditando ou não, cada um de nós é um Templo Divino, no qual o Espírito do Senhor habita, oremos em silêncio para que DEUS ouça o pulsar da nossa oração e da nossa adoração.

Caso contrário, teremos a surpresa de ouvirmos “Ah! Se eu te pego...”

ROMÃO MIRANDA VIDAL
Enviado por ROMÃO MIRANDA VIDAL em 28/11/2012
Código do texto: T4009816
Classificação de conteúdo: seguro