Ao Grande Mestre Heitor VillaLobos

Sempre fui um entusiasta deste Mestre.Desde os tempos do Grupo Escolar,na minha pequena cidade,onde sempre se realizava apresentações de canto e teatro.E Villa sempre presente.*O Trenzinho do Caipira* sempre me marcou até hoje e me emociono quando escuto.O Grande Mestre conhecia tanto a música brasileira que sintetizou a música caipira em notáveis obras clássicas.Escute as Bachianinhas.É de se emocionar mesmo.Tom Jobim contava um fato que aconteceu quando Villa morava em Nova York,regente da Filarmônica.Era uma festa o apto. do regente com feijoada,samba e muito barulho.Tom encontrou o Mestre embaixo do piano escrevendo umas partituras,fato que fez Tom perguntar:*Mestre,compondo com este barulho?* *Meu caro Tom.Desligue o ouvido externo e só ouça com o interno.* E a festa continuou solta e partituras foram escritas às pampas.Villa Lobos gostava da música popular,tanto que,vira-e-mexe,estava nos morros cariocas para ouvir as maravilhas de Cartola e Nelson Cavaquinho,além de outros. Por esta razão,creio eu,Villa se tornou um dos maiores compositores clássicos do século 20.Certa feita,na Semana de Arte Moderna de 22,ele foi reger a orquestra calçando um chinelo num dos pés.Acharam que era para quebrar tradições.Era nada.Era calo mesmo ou dedo inchado.A Simplicidade deste Gênio é que o tornou Grande.E Tom Jobim bebeu das suas águas e nos brindou com obras saídas deste cabedal.Ouça *Saudades do Brasil* e você vai ver a mão do Grande Mestre Villa Lobos. Já imaginou a festa que eles fazem no céu-Villa-Cartola-Tom-Nelson Cavaquinho-Ataulfo-João Nogueira-Clementina-Clara Nunes-Adoniran-Vinicius-Elizeth Cardozo-Jacó do Bandolim e tantos e tantos outros. Que fiquem na PAZ!

( Aí um cara perguntou:*Este tal de Heitor VillaLobos é artista de novela da Globo? Triste fim de Policarpo Quaresma...)

Chico Chicão
Enviado por Chico Chicão em 28/11/2012
Reeditado em 28/11/2012
Código do texto: T4008694
Classificação de conteúdo: seguro