BRASIL, A VERGONHA NA EDUCAÇÃO
Durval Carvalhal
É imperioso ter espírito crítico. É não se enganar a si mesmo e ser honesto consigo próprio. Antes de defender quaisquer partidos políticos, eu defendo o meu País, a eficiência gerencial, a ótima alocação dos recursos e a justiça social.
A educação no Brasil é, mais do que nunca, uma vergonha dolorosa. Arrecada-se uma monstruosidade; mas, a ineficiência administrativa e a corrupção solapam-na cínica e vergonhosamente. O Brasil acaba de ostentar a segunda pior educação do mundo. São dois quinquênios de um governo que se diz de esquerda. Tem justificativa para essa ignomínia? Não tem.
Em Assim Falava Zaratustra, Nietzsche denuncia: “Estado chama-se o mais frio dos monstros. Mente também friamente. E eis que mentira rasteira sai da sua boca: Eu, o Estado, sou o Povo”. Uma ova!
Eis a notícia: SÃO PAULO - O Brasil está na penúltima colocação no ranking global de educação. A lista contou com 40 países e foi divulgada nesta terça-feira (27) pela consultoria britânica EIU (Economist Intelligence Unit) e Pearson:
http://g1.globo.com/educacao/noticia/2012/11/ranking-de-qualidade-da-educacao-coloca-brasil-em-penultimo-lugar.html