Visão Cotidiana

Visão Cotidiana

..._Do mar, todos os peixes de escamas que eu conheço, eu gosto. Também de poucos peixes de pele. Não consigo, do mar, gostar de “Sururu”, um molusco muito apreciado e procurado à época da Semana Santa, como um ingrediente importante na nossa famosa Torta Capixaba.

Os catadores do molusco, aqui da Praia de Itapoã, na Enseada dos Pescadores, os cata nas pedras das ilhotas próximas – Itatiaia e Pituã; trazem-nos em barcos para a praia e os trata a céu aberto, ferventando-os em latas / baldes sobre toscos fogões montados às sombras das castanheiras, sem as mínimas condições de higiene.

Acho que adquiri o “trauma” do “não gostar” do tão apreciado molusco por essa razão.

Os rejeitos do “tratamento” do molusco, quando jogado nas areias da praia, exalam um forte mau cheiro e suas cascas são verdadeiras armadilhas para acidentes cortantes de pés distraídos. As cinzas, o carvão, as sobras das achas de lenhas utilizadas para o aquecimento, o fogo nos toscos/arremedos fogões, põem em cheque a salubridade do ambiente.

Ufa! Não tem jeito. Sou obrigado a perguntar: Onde estão as nossas Autoridades?

Adoro caminhar pelo calçadão da orla das Praias de Itaparica, Itapoã e da Praia da Costa. A vista do mar; o encontro, no horizonte, do céu com o mar; o nascer, a cada manhã, do sol... O nascer da lua cheia... Os “Luais”...

O ir e vir das pessoas... Os vendedores ambulantes...

A brisa... Ah!... A névoa salina... O sal nos lábios... As sombras, frescas sombras das castanheiras, dos coqueiros...

Calçadão cidadão!... Calçadão pela metade; metade cidadão?

De repente acaba a cidadania... à altura da “nossa” Itapoã – Enseada dos Pescadores...A cidadania esvazia-se... Cadê o calçadão? Por que a passarela do mau cheiro? Garagem dos barcos?

Ufa! Não tem jeito. Sou obrigado a perguntar: Onde estão as nossas Autoridades?

Já gostei muito de carnaval. Na segunda metade do século passado o carnaval era uma inocente festa popular de conotações pagãs e religiosas. Segundo literaturas, o carnaval com duração de um dia – terça feira -, uma festa anterior ao Cristianismo, nasceu na Itália e, era denominada de Saturnália em homenagem ao planeta Saturno e nela valia “quase tudo”. A Igreja condenou-a e determinou fosse celebrada antes da quaresma.

Hoje, a Igreja continua tolerando-a, dela fugiu-lhe o controle; tornando-se uma festa popular com duração de quatro dias – em alguns lugares/ estados/cidades, de até uma semana.

Aqui na nossa bela Itapoã temos o nosso carnaval... E que belo carnaval! Vê-se em vários bares/ botecos/botequins/quiosques o frenesi que a proximidade da nossa maior festa popular provoca... Até ressurge a AMI – Associação dos Moradores de Itapoã -, via camisetas do Bloco Bafo do Bode, pode?

Onde está a AMI, além de prestigiar o “Bafo”, também atuar em favor de nossa comunidade, entre outros:

-Atendimento e/ou recolhimento em albergues dos moradores de rua;

-Fiscalização quanto à adequação aos novos padrões das calçadas cidadãs;

-Recolhimento do lixo e varrição das ruas do nosso bairro;

-Disciplinamento dos nomes das ruas do nosso bairro;

- A questão das melhorias da salubridade da nossa praia à altura da Enseada dos Pescadores;

- A complementação do calçadão da orla.

Ufa! Não tem jeito. Será que sou obrigado a perguntar? Onde estão as nossas Autoridades?

_Nandú, andas muito exigente ultimamente... Tem hora que até me confunde... Fico pensando que és o Cri. Reclamando...

_Não, não é bem assim meu jovem mancebo.

O Cri é mais ácido. No meu caso, poucas coisas de ruim, de errado, acontecem comigo... Mas, aqui cheguei, vindo de minhas merecidas férias, e deparei-me com as mesmas coisas, coisas feias, erradas... As Autoridades... As promessas... Uma mesmice...

Até o meu Flamengo... Vejam só!... Novamente Campeão!...

Uma mesmice...

SPedrinha 28/02/2011

BNandú
Enviado por BNandú em 27/11/2012
Código do texto: T4007268
Classificação de conteúdo: seguro