SONHAR NAO CUSTA NADA

Eis que numa bela noite, daquelas quentes que a gente não consegue dormir como pretendia, me peguei lembrando dessa letra de um samba famoso, que fala sobre sonhos e passei a refletir sobre a mesma, primeiro devido a insônia que teimava em me acompanhar e em segundo porque realmente sonhar é uma dádiva que recebemos. Claro que existem sonhos e sonhos, no entanto é sempre bom sonhar porque não custa nada e nos sonhos podemos realizar todas as nossas vontades que as vezes reprimimos no dia a dia. Penso que aquele que compôs a letra do samba estava exatamente naquela hora que a inspiração bate e a gente não entende muito bem de onde vem tanta criatividade como se estivéssemos sonhando acordados. Nos sonhos podemos ter a altura que queremos, o peso que pretendíamos, podemos exercer as mais diversas profissões e vivenciar as mais excitantes experiências desde a prática de um esporte totalmente radical até um momento de contemplação em frente ao pôr do sol. Geralmente nos sonhos é que encontramos o amor perfeito, que corresponde as nossas expectativas, que satisfaz as nossas vontades, que não nos cobra em excesso e que está sempre acessível para nós. E o melhor de tudo isso: gratuitamente. Não precisamos dispensar sequer o tempo porque o sonho vem justamente no momento em que estamos descansando das tarefas que geralmente são muito árduas. Nos sonhos podemos retroceder no tempo ou avançar nele. Podemos voltar a sermos crianças ou mais adultos. O sonho tem o poder de nos transformar e como é bom sonhar com algo agradável e no dia seguinte poder contar o sonho para os outros, mesmo que talvez ele nunca venha se tornar realidade. O sonho não nos cobra precisão, coerência, conivência. O sonho não nos impõe as limitações que temos que aprender a conviver com elas no momento de despertos. Realmente o sambista estava inspirado, quando cantou: SONHAR NÃO CUSTA NADA, E O MEU SONHO É TÃO REAL. Por isso divirta-se com a aventura gratuita que é sonhar. Sonhe intensamente com tudo aquilo que você de coração deseja ser, realizar ou ter. É de graça mesmo e não vale a pena desperdiçar esse dom gratuito que Deus nos concedeu. Mas lembre-se que depois do sono, do sonho, vem a realidade e nesse momento é que a vida nos cobra. E ela nos cobrará duas atitudes: a primeira a coragem de transformar aquilo que sonhamos em realidade, mesmo que isso nos custe algo e a segunda a humildade de aceitar que nem tudo o que sonhamos pode ser realizado, mesmo que tenhamos todos os recursos do mundo a nossa disposição. E assim aliando coragem para realizar e humildade para aceitar o que não pode ser realizado, vamos vivendo essa experiência gratuita que é sonhar e que nos faz muito mais felizes, mesmo que seja nos momentos que estamos dormindo.

Homenagem a todos os meus amigos que ainda não desistiram de sonhar nem de realizar seus sonhos.