Armstrong, confortável no céu...

Fiquei sem saber se havia falecido o primeiro homem a pisar na lua ou era cascata da rede. Li na Internet, mas preciso verificar pela televisão para ter certeza da veracidade da informação. Fui contemporâneo do homem que pisou pela primeira vez na lua. Sim. Direi aos alunos: contemporâneo de Neil como se fosse amigo íntimo. Procurem colocá-lo na linha do tempo da própria vida. Devo afirmar que fui contemporâneo dele dos sete anos até os cinquenta que se completaram no dia 25 de novembro de 2012, dia da morte do ex-cosmonauta. (Morte por complicações cardiovasculares)

Relembro aquele domingo do dia 20 de julho de 1969. 23h, 56min e 20s horário de Brasília. Era um pouco tarde para meus olhos sonolentos, estávamos convencidos de que valeria a pena. A face apreensiva de todos naquela visão ligada a recente televisão preta e branca no Brasil. Lá está o primeiro ser humano a pisar na lua! Veja! Armstrong será o primeiro a descer na missão Apolo 11.

Partiram do Cabo Canaveral com três astronautas: ele, Edwin Buzz Aldrin e Michael Collins, levaram oito dias até a alunissagem na região lunar chamada de Mar da Tranquilidade. Nessa mesma lua que antes era apenas dos poetas e dos poemas musicados da bossa-nova. Partiram da terra às 13h32min do dia 16 de julho, na ponta de um foguete chamado Saturno V, sob o olhar de centenas de milhares de curiosos, além de mais de seiscentos milhões de espectadores pela TV. A televisão no Brasil havia sido inaugurada em 18 de setembro de 1950, por Assis Chateaubriand que fundou o primeiro canal de televisão neste país a TV Tupi. Doze anos mais tarde a Rede Globo fulgurava na voz do repórter Hilton Gomes que narrou a chegada dos astronautas direto dos estúdios no Jardim Botânico. Fui uma das centenas de milhares de pessoas que assistiram a transmissão ao vivo entre mais de seiscentos milhões de telespectadores em Esteio. ( 1969).

Nos EUA este fato ocorreu durante a presidência de John F. Kennedy. Aqui todos vivíamos os impactos iniciais da ditadura na figura do Presidente Costa e Silva em plena transição. Assumiria em seguida a Junta Militar Governativa Provisória entre o período de 31 de agosto até 30 de outubro. Em 30 de outubro de 1969 assumia a Presidência da República Emilio Médici e seu governo seguiria duramente até 15 de março de 1974. A moeda era o cruzeiro. Neste mesmo ano Lennon e Yoko deixaram-se filmar na cama durante uma semana para protesto contra a guerra do Vietnã.

Com os meus sete e inocentes anos acreditei piamente nas imagens do dia 22 de julho de 1969. Lembro-me bem, estávamos todos na sala com o coração pulsante, ninguém sabia o que existia lá; a curiosidade rompia elementos fantasiosos e até espirituais, ambos compostos de silencioso espanto. A ideia do céu que eu tinha era religiosa, minutos depois se tornaria científica. Hoje aos cinquenta anos tenho como certeza histórica o feito, embora existam indagações conspiratórias tornando-se excelente assunto para se gastar o tempo diante da Internet.

Caso tenha pesquisado com precisão a lua neste dia em que o homem chegou à lua era crescente e ocorreu durante a guerra fria. Conflito entre EUA e União Soviética no período de 1945-1991.

O Novo Mundo ampliava seu espaço seguido do impulso dos grandes descobridores como Marco Polo, Cristóvão Colombo, Pedro Álvares Cabral. Neil Armstrong além de ter sido o primeiro homem a pisar em solo lunar ocupou múltiplos cargos, foi piloto da marinha, lutou na Guerra da Coreia, e atuou em empresa especializada em computadores para aviação. Submetido a uma cirurgia no coração aos oitenta e dois anos, veio a falecer no dia vinte e cinco de novembro de dois mil e doze, num sábado de lua quarto — crescente. Pouco antes de morrer Armstrong declarou que havia sido muito confortável a viagem que o imortalizou. Neil Armstrong fez parte do meu sentimento de mundo.

Tércio Ricardo Kneip
Enviado por Tércio Ricardo Kneip em 26/11/2012
Reeditado em 12/02/2021
Código do texto: T4005824
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.