Educação Caseira
Piaget já dizia que o “principal objetivo da educação é criar pessoas capazes de fazer coisas novas e não simplesmente repetir o que outras gerações fizeram.” Nesta reflexão das palavras de um dos maiores intelectuais do século XX, quero contar sobre uma viagem que fiz em visita a uns amigos. A cidade tem pouco mais de cem mil habitantes e o casal de amigos tem três filhos entre 10 e 15 anos. Ele comerciante de materiais de construção e ela Professora primária, nas horas vagas divide o tempo em ajudante no caixa auxiliando o marido e em casa com deveres de domestica e mãe. Como nestes dias é impossível que se chegue a qualquer casa de alguém que assista televisão e não tenha uma opinião de Minerva sobre o caso Bruno, entramos na discussão. Ele na Defesa, ela falando com o coração da mãe de Eliza, em dado momento ela disse que teria que ter pena de morte no Brasil para que todos os envolvidos neste tipo de crime fosse para a forca, ele em tom machista disse que toda mulher “vagabunda” como aquela que vivia de dar golpes em jogadores de futebol teria que ter o mesmo fim. Numa sala conjugada a filha de 13 anos e o rapaz de 15 estavam numa mesa longa com diversos livros e cadernos espalhados, porém nenhum deles estava preocupado com as tarefas da escola, ela usava um fone no ouvido e digitava euforicamente um computador portátil, ele também de fone nos ouvidos usava outro computador navegando em um site pornográfico. Enquanto isto os pais chegaram a uma fase da discussão onde me tornei invisível, um olhava para o outro com tanta ira que em dado momento parecia um debate entre Arteiro e Quaresma. Sem saber o que fazer me levantei como subterfúgio para acabar com aquela contenda desnecessária, fiquei de pé, dei dois passos para o lado, voltei ao outro lado e nada de ser notado. Então feito um fantasma sem rumo com direito a invisibilidade fui olhando os quadros na parede. Ela linda com seus cabelos pretos encaracolados sorria com a mão no queixo deixando um generoso decote mostrar beleza dos seus seios de outrora, na frente os dois abraçados vestidos de cowboys em frente uma placa onde se lia: “Bem-vindo a Barretos”. Na parede que se precipita ao corredor tinha um copia do quadro Monalisa do Renascentista Leonardo da Vinci. Fiquei um pouco a observar enquanto me passava na mente todos os mistérios que envolvem aquela obra, o sorriso retraído e insinuante aquela paisagem que suga o olho do espectador e a grande duvida se era aquela uma dama da sociedade, mulher de um rico mercador que teria o nome de Gioconda ou seria o rosto do Pintor travestido das suas fantasias. Um cão latiu na casa ao lado e meus olhos se voltaram para a mesa em que os dois jovens desfrutavam dos seus isolamentos. Passei pela menina e vi que na sua tela tinha a foto de um rapaz de bigodes e óculos escuros, braços forte trajando roupa militar, não quis ler o que ela tanto expressava, mas de relance notei que havia fortes galanteios, nada percebera de mim. Dei a volta na mesa e o garoto não notou que eu estava perto, aproximei mais e pude ver que o motivo daquela concentração eram fotos nuas da atriz e modelo Vanessa Zoth do Programa A Escolinha do Gugu. Me dei a liberdade de ir até a geladeira e tomar um copo d’água, mas antes li um bilhete que estava na porta pedindo a Joana que não esquecesse de descongelar o frango, Joana era a empregada que naquele momento estava buscando o caçula da casa na escola. Coincidentemente voltei ao local das discussões exatamente quando Joana chegava com Pedro Henrique, jogando mais palha naquela fora fogueira incandescente, quando perguntou para a mãe sobre qual era a causa do Conflito entre Palestina e Israel, desarticulada pela falta de ciência do assunto, a mãe disse que estava nervosa no momento e não conseguia pensar , o pai aproveitando da falha disse ao filho que pedisse a professora para passar algo sobre Piriguetes que a mãe lhe ajudaria ganhar nota máxima. Provavelmente acostumado ao clima o pequeno estudante jogou a mochila sobre a mesa ocupada pelos irmão internautas e foi para o quarto jogar Vídeo-Game.Enquanto os pais reiniciavam seus calorosos debates.