PONTO DE VISTA

Cada um de nós tem um jeito de ver a vida e as coisas que passam por ela. É impressionante como um mesmo tema, uma mesma obra, um mesmo fato nos divide em conclusões, muitas vezes, tão divergentes. Somos seres únicos e capazes de formular conceitos e formar opiniões. Influenciamos e somos influenciados. Entretanto, capazes de cada qual, ter o seu próprio ponto de vista. E o que é um ponto de vista, senão a vista de um determinado ponto? Cada um de nós se posiciona em um canto da vida e de lá, vê o mundo. Enxergamos as coisas e as pessoas de um ângulo, às vezes, diferente de quem está ao nosso lado, à direita ou à esquerda do nosso viver, da nossa vivência e das nossas experiências pessoais. Não nos damos conta de que o nosso ponto de vista é apenas, a vista de um pequeno ponto do universo infinito de possibilidades outras. Aí, ficamos a olhar para a vida a partir de nós mesmos. Discordamos sempre, porque achamos que as coisas são do jeito que as vemos e pronto. Como disse John C. Maxwell, “não vemos as coisas como elas são, mas como nós somos”. Por isso, muitas das nossas conclusões deveriam ser escritas a lápis, pois, o que somos pode distorcer aquilo que coisas e pessoas são. Tudo por conta de um ponto de vista.