Ostentação!!!

Uma das principais causas de adoecimentos, depressões, stress e desespero do Ser Humano esta justamente em não conseguir arcar ou bancar sua própria ostentação. A sociedade cobra, a mídia induz, as financeiras facilitam e o vendedor convence. Pessoas deixam de se alimentar para ostentarem um aparelho de celular último tipo, ficam inadimplentes com água, luz e moradia, mas desfila de carro zero quilômetro. Atrasam a mensalidade da escola dos filhos para comprar aquela bolsa de grife ou aquele sapato caríssimo que não vai poder usar em qualquer ocasião.

Pobres coitados numa falsidade social medonha. Mas assim é o capitalismo que nos torna escravos do consumo e dos conflitos sociais. Medidas como comprovação de renda e comprometimento máximo de 30% do ganho, Serasa constrangendo e bloqueando novas compras e os controles bancários no endividamento de seus clientes tentam segurar esta onda, mas talvez precisasse uma marca vermelha na testa de cada indivíduo inadimplente para que estes apendessem a lição. (Ainda assim, com certeza um chapéu de grife levemente caído, além de charmoso esconderia a marca vergonhosa tranquilamente). E assim rasteja a Humanidade...

Boa semana e boas compras de fim de ano.

Osvaldo Kulchesky Junior

www.kulchesky.webs.com