É constrangedor o agir de algumas pessoas que, infelizmente,não entendem o verdadeiro significado da poesia, e, do ser poeta; não meditam sobre a responsabilidade do que escrevem. 

Personagens podem brigar,  armar barracos, serem mal-educados, desrespeitosos, agressivos... Podem, até mesmo, ferir a sensibilidade do  leitor – afinal de contas, o poeta vive mil vidas em um só fôlego.  

O poeta nato edifica através das letras; não mata, não desestrutura; é compassivo, escreve  das próprias  experiências,  dos momentos de observância, ou de sua própria criatividade - isso é arte. 

A vida nos molda; ensina-nos a pensar antes de teclar, ou agir.

Diplomas, certificados, comendas, enfim... Títulos, não educam, só engordam o ego.
Esses, são bem-vindos aos preparados pela vida. 
Penso ser de extremo mau gosto, se usar, e/ou expor  Academias de Letras,através dos atos impensados de alguns; dissabores e rusgas devem ser tratadas particularmente –  às Academias julgam, a capacitação do ser; o potencial cultural de cada um de nós  –  o que se deixa  transparecer – é fácil, mostrar-se "boa educação" aos internautas, porém, diante de atitudes impensadas, percebe-se a verdadeira essência  de alguns literatos, doutores,ou de quem encontra na escrita uma forma de refúgio.  

Diante de qualquer atitude, ou comentário abusivo, por parte  de literatos, ou não – a melhor resposta é  a que calamos, para que o tempo o faça.  
Temos uma arma poderosa: às letras, com elas fazemos milagres – bons e instrutivos.
Vale a pena  transformar cada dissabor, cada lágrima, em pérolas.  


A sabedoria japonesa nos ensina algo belo: quando um vaso é rachado emenda-se, artisticamente, com uma camada generosa de ouro – o quebrado tornar-se mais valioso que o inteiro - lição  japonesa.

 

Licença Creative Commons
O trabalho A ESSÊNCIA FAZ A DIFERENÇA de EstherRogessi foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.
 
EstherRogessi
Enviado por EstherRogessi em 24/11/2012
Reeditado em 15/11/2013
Código do texto: T4003088
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.