Petróleo

                                                
 
            Dizem os investidores e entendidos em negócios, que o primeiro deles é o petróleo; o segundo, o petróleo novamente, e o terceiro o petróleo mais uma vez.
            Pode-se imaginar que o fato não é uma brincadeira.  Bastar fazer uma avaliação de quantos veículos estão andando no mundo, neste exato momento.  Se não usam gasolina, o combustível é óleo diesel.  Ambos derivados do petróleo, o que mostra a veracidade da afirmação corriqueira no mundo dos negócios.
            Até bem pouco tempo, a Petrobras, resistindo aos desmandos na sua condução e cabide de empregos muito bem remunerados, além de ser a maior empresa brasileira, era também da América Latina.  Não é mais.  Internamente, a cerveja é mais importante, leia-se AmBev, e no nosso continente o petróleo ainda é o melhor negócio do mundo, nas mãos da Ecopetrol, empresa colombiana. 
            Até aí nada demais.  No mundo empresarial não se conhece a palavra estática, que pode ser confundida com morte na competição.  É o que podemos ver, num futuro nada distante, com a estatal brasileira de petróleo.  Nas mãos de um atual governo fraco e antes um bastante duvidoso, a Petrobras foi-se diluindo aos poucos.
            Com a descoberta de lençóis bastante grandes, foi anunciado que em pouco tempo o Brasil seria um exportador de óleo cru, além de país com perspectiva de alcançar nível de riqueza considerável.  Veio a realidade e mostrou o que o governo não disse: explorar este petróleo em águas muito profundas é muito difícil e caro, além de não possuirmos tecnologia para a empreitada.  Hoje corremos o risco de importarmos gasolina em expressiva quantidade.
            Ou seja, cerveja e chope estão garantidos até não sabemos quando, mas gasolina está assustando.  Tudo é possível no país do Carnaval...
Jorge Cortás Sader Filho
Enviado por Jorge Cortás Sader Filho em 22/11/2012
Código do texto: T3999307
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.