Negros...
“Em 1655 nasce um negro pronto pra resistir. Enquanto escravo ele era Francisco. Mas se rebelou e se tornou Zumbi. Quem é que quer ser dominado, tirado do seu lar? Quem é que quer ser explorado, forçado a trabalhar?...” (Vibrações Rasta)
Estamos na Semana da Consciência Negra, e convido a refletir sobre ela. O quanto já avançamos e o quanto estamos estagnados. Nossa sociedade evoluiu e abraçou um novo tempo, nossa sociedade continua com traços herdados de uma gente que enxerga com os olhos da discriminação e não dá vistas a igualdade. Na contemporaneidade a sociedade é constituída desta forma, de filhos da miscigenação que possuem orgulho dela e de órfãos que desconhecem sua fonte. E quando pensamos na data, impossível não pensar e mencionar ZUMBI DOS PALMARES, último líder dos Quilombos, que morrera em 20 de Novembro de 1695. Zumbi partiu deixando um enorme legado, um grito de esperança que ecoa nos dias de hoje, e que deve ser puncionado a cada instante para que possamos avançar e não regredir. Jovem, corajoso, ousado, e incansável na luta pelos seus, Zumbi é um exemplo.
Avançamos quando elegemos um negro a Presidência de uma das maiores potências do Mundo. Avançamos quando reelegemos o mesmo, Barack Obama a Presidência dos Estados Unidos. Avançamos quando uma cidade de colonização alemã confere a prefeitura a uma mulher negra, Tânia Terezinha da Silva, eleita prefeita de Dois Irmãos. Cito exemplos políticos, pois os mesmos carregam a expressão do povo.
Regredimos, quando medidos a competência das pessoas com uma régua discriminatória. Regredimos quando não oportunizamos qualidade educacional e profissional para todos. Regredimos quando julgamos, quando temos pré conceitos, quando rotulamos, quando queremos separar o que é uniforme. O mundo é tão igual e ao mesmo tão diferente. Regredimos quando 53% dos homicídios registrados em nosso País que atingem pessoas jovens, sendo 75% são jovens negros, de baixa escolaridade, sendo a maioria do sexo masculino (Dados do Ministério da Saúde). Onde o número de mortes de jovens negros passou de 14.055 em 2000 para 19.255 em 2010.
E, entre avanços e regressos, continuamos na luta pela igualdade. Nutrimos esperança, e ela nos faz querer mais. “Só tem uma coisa que eu quero muito: que a humanidade viva unida... negros e brancos todos juntos. Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos, haverá guerra” (Bob Marley) O governador de Pernambuco, Caetano Melo, equivocou-se em suas palavras, Zumbi é sim, um imortal!Avante, ecoar o grito dele: Zumbi dos Palmares!
Viva a liberdade,
Viva a igualdade
Viva ao Palmares!