Do respeito ao próximo
 
Por que julgar suas preferências? A música que gosta de ouvir; os livros que gosta de ler; a religião que prefere seguir; os lugares onde se sente bem; os prazeres que aprecia sentir. Por que julgar seu jeito impar de ser? Quem sou eu para querer eliminar sua formação cultural? Não, eu não posso opinar ferreamente, pois você é o resultado dos “adubos” que foram e são injetados em suas veias. Você possui os resquícios da vida constituída em sua estrutura familiar (se é que teve alguma); também é o resumo da comunidade aonde cresceu; através dos amigos que conviveu, e de todas as demais referências que teve e têm contato; e tais referências são bastantes distintas em cada um de nós... Por isso, não tenho o direito de criticar o seu modo de viver - jamais! Prefiro agregar nossas culturas, para juntos sermos pessoas legais umas com as outras, as quais se respeitam e se entendem dentro dos diferentes ritmos de vidas, mas certamente jamais seremos fatias do mesmo bolo, haja vista que os valores inseridos em nossos íntimos são vastamente singulares. As pequenezas sentidas no decorrer de nossos choques nas minúcias da realidade cotidiana são impossíveis de serem apagadas. Por isso, algumas verdades devem cair pelo chão, detectando que não há maneira única de se posicionar no mundo. Não posso, de modo algum, exigir maneiras “corretas” de se viver. Agir assim é ser medíocre. O que vejo em minha frente é apenas a capa que formula sua aparência física, afinal, é no seu interior que reside a sua verdadeira pessoa, e esta eu não conheço verdadeiramente – jamais conhecerei – impossível! Tudo que desejo é que seja feliz, desde que respeite o espaço dos demais e saiba se colocar dentro do seu. Faça o que quiser. Seja feliz da maneira que melhor lhe convém. É isso, amplio as lentes de minha visão acerca do mundo, esforço-me para ser o máximo flexível, e desejo que você trace seus caminhos e que busque sua felicidade seguindo suas intuições, pois não há, não existe modo especifico de se viver, pois o sol surge no céu brilhando para todos...
Valdon Nez
Enviado por Valdon Nez em 20/11/2012
Reeditado em 17/07/2015
Código do texto: T3995576
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.