( Exemplo de pistas no Mont -Orford - Sherbrooke/QC)


Apos ouvir o audio do nosso amigo poeta Escreverati De Luca ''Você Acredita Em Anjo Da Guarda?'', resolvi contar esse episodio que aconteceu comigo.



Era inverno, o primeiro dentre muitos outros. Recém chegada no Canada(2007) e curiosa em conhecer os esportes de inverno, aceitei o convite de um amigo canadense para esquiar no Mont-Joy.

Segundo ele, esta era a sua montanha preferida e a mais facil para se esquiar pois suas pistas eram bem simples.

No entanto, adiantei a ele que eu nao conhecia absolutamente nada deste esporte e, ele, por sua vez, insistia em me convencer dizendo que tudo era muito facil : bastaria deixar o corpo leve e, ao frear, era preciso fazer a ''pointe de pizza’’ (ponta de pizza). A ideia é que as duas pontas dos esquis devem se encontrar e, para isto, as pernas devem ficar um pouco flexionadas e bastante separadas uma da outra, tendo-se o cuidado para que os joelhos nao se encontrem e as pontas dos esquis nao passem uma sobre a outra. Se isto acontecer, o esquiador corre o risco de capotar.

Meu amigo Thomas me levou para a estaçao de esqui num fim de semana juntamente com minha amiga conterrânea Cristina que, assim como eu, também nunca havia experimentado esse esporte. Para esta aventura, minha amiga e eu, tivemos de comprar uma calça apropriada  e quanto aos equipamentos, isto é, o par de esqui, as botas, os bastoes e os oculos, alugamos no proprio local.

Como aqui esse esporte é bastante comum entre os seus habitantes, meu amigo ja estava devidamente equipado.

No momento de alugar os equipamentos, o rapaz da loja teve de tirar nossas medidas, ou seja, nosso peso e nossa altura para poder nos fornecer as botas e os esquis. Esse procedimento é obrigatorio pois a escolha do equipamento deve ser de acordo com nossa altura e peso.

Ao sairmos da loja, tive a sensaçao de ser um ‘’pato’’ e um ''Robocop’’ ao mesmo tempo, tamanha era a parafernalia em cima de mim!
Ja minha amiga Cristina, ao pisar na neve indo em direçao ao teleférico, amarelou de imediato desistindo da subida pois ela nao conseguia o impulso necessario para deslizar. 

Quanto a mim, nao tive o mesmo problema.  Procurando sempre o meu equilibrio,  eu fui conseguindo passar pelos pequenos declives à minha frente até chegar ao teleférico. 

Assim sendo, apenas meu amigo Thomas e eu, decidimos subir a montanha. Ele havia me dado as instruçoes de como suspender a barra da cadeira e dar o impulso para dela sair.

Ao chegarmos no cume da montanha, recebo um primeiro sinal: o esqui do pé direito sacou fora da minha bota o que me fez perder o equilibrio e cair. O meu amigo começou a gritar :

- Cuidado, nao levante a cabeça, saia dai se arrastando!

Essa recomendaçao se deve ao fato do teleférico nao parar para a pessoa descer, ou seja, vem um atras do outro com uma pequena reduçao de velocidade no momento de se saltar. Assim eu fiz e, logo depois, o Thomas e um rapaz que vinha atras da gente me ensinaram como prender o esqui na bota.

Passado o primeiro susto, fomos, entao, escolher a pista para descer.

Segundo o meu amigo, a pista de numero 1 era a mais facil.

De fato, de acordo com o mapa das pistas que ele havia me mostrado, esta nao era tao sinuosa quanto as outras, entretanto, ao chegar nela, deparei-me com seus abismos cheios de pinheiros e sua imensa altura e, ai sim, quem AMARELOU fui eu!

Meu amigo nao parava de rir da minha cara de espanto e insistia o tempo todo para que eu descesse e, o que era uma afliçao, se tornara um grande estresse pois eu nao sabia o que fazer para descer. Eu disse a ele que eu nao era louca de descer aquela montanha e que iria pegar o teleférico de volta. O detalhe é que o teleférico nao desce com os esquiadores, sua funçao é apenas a de subir com eles, assim disse meu amigo.

Pensei, entao, em recorrer ao treno e, logo lhe comuniquei. Mas meu amigo me informou que o treno, uma espécie de prancha, servia apenas para socorrer os acidentados.

Nesse momento, entrei em pânico… meus olhos encheram-se de lagrimas. Eu ficava o tempo todo me perguntando como eu ia descer aquela montanha tao ingreme. Dai, resolvi dizer ao meu amigo :

- Vou tirar meus esquis e  descer me arrastando de bumbum no chao. Vejam so o que o desespero nao faz, caros leitores!

Mais uma vez, a ideia nao se concretizou pois meu amigo me preveniu de que, agindo dessa forma, eu iria causar acidentes uma vez que, em um dado momento, todas as pistas se encontram.

Confesso que por duas vezes, eu me preparei para dar o impulso  para descer, mas uma força maior me segurava.. Era como houvesse uma mao encostada ao meu peito que me impedia de descer…

A essa altura, meu amigo ja estava perdendo a paciência comigo, ao que eu falo para ele com um tom de voz em desespero :

 - Como é que você me traz para uma montanha tao alta como esta? Eu nao fazia ideia da altura, eu confiei em você! Eu nao sou capaz de descer isso… Eu nao sou louca...

E durante esse bate-boca que me deixava extremamente estressada a ponto de num frio de 30 graus negativos suar como se estivesse sob um sol de 40 graus positivos, tinha me arrependido realmente de ter subido aquela montanha e me valia de Nossa Senhora a todo instante.

E nao parava de me perguntar :

 - Por quê eu resolvi subir essa montanha, minha Nossa Senhora? Por quê? Por què?

E, entao, um socorrista se aproxima nos indagando sobre o problema pois ele ja havia nos visto pela câmera dado o tempo que haviamos levado para descer. Ao que meu amigo lhe responde dizendo que eu nao queria descer. Quando eu expliquei-lhe o motivo, o segurança repreendeu o meu amigo, chamando-o até de ''louco'', por ter trazido uma iniciante para aquela estaçao de esqui e que,  apenas o fato de um iniciante saber frear (fazendo a ponta de pizza), isto nao era o suficiente para a pratica do esqui.

O socorrista se prontificou em descer a montanha comigo, o que me deixou mais tranquila. No meu entender, ele iria buscar um treno, mas que nada! A técnica foi a seguinte : ele tomou os meus bastoes, me colocou na frente dele,  agarrou pela cintura do meu casaco e me recomendou que eu deixasse o meu corpo o mais leve possivel (principalmente as pernas) e que, se eu quisesse, eu poderia até fechar os olhos, mas que o principal era que eu o deixasse conduzir o meu corpo. E, para me descontrair, ele até brincou dizendo-me que eu, de agora em diante, seria a direçao de um carro de Formula 1.

Diante de tudo pelo o que eu estava passando naquele momento, o dificil era deixar o meu corpo leve. Nao tive outra escolha : era tudo ou nada. Me benzi, me entreguei ao socorrista e a Deus pronunciando a frase :

''Pai, em tuas maos eu entrego o meu espirito''.

Até hoje, essa foi a melhor descida de esqui que eu ja fiz durante esses 5 anos porque, com ele, eu pude fazer de inicio, por exemplo, um telemark (tipo de manobra).

Ao chegarmos na reta final, agradeci-lhe imensamente, perguntei-lhe o seu nome (Daniel) e quanto eu lhe deveria.

Daniel, muito gentil, se recusou terminantemente em receber qualquer quantia.

Entao, ofereci-lhe um chocolate quente ao que ele aceitou. Fomos até a lanchonete. Alguns instantes depois, Thomas chega com minha amiga Cristina e, mais uma vez, é repreendido por Daniel afirmando que eu, certamente, iria sofrer um acidente grave e que eu tinha feito muito bem em nao ter escutado o meu amigo. Respondi-lhe que ele tinha sido o meu Anjo e o Thomas, o Diabo e que, na minha terra, isto é chamado de amigo da onça…

No dia seguinte, nao fui a faculdade pois tive febre alta e espasmo muscular devido a grande tensao emocional.

Para finalizar e para vocês terem uma ideia do risco que corri, tempos depois, eu tomei conhecimento de que esta estaçao de esqui tinha sido fechada devido ao grande numero de acidentes.

E aquela força que eu sentia em meu peito impedindo-me de descer, eu tenho certeza que era a mao do meu Anjo da Guarda que estava la comigo...Me guardando, me protegendo.






(depois desse susto, resolvi ter algumas aulas... esse é o Serge, meu monitor me ensinando a frear/ fazendo a ponta de pizza).



Video em inglês/aula para iniciantes

http://www.youtube.com/watch?v=TqlKakgQIx4







(video mostrando a subida no Mont-Orford e algumas aventuras no gelo)

http://www.youtube.com/watch?v=HfR0_6hfBqk&feature=endscreen


Mont-Orford/janeiro de 2012

http://www.youtube.com/watch?v=LERaV_qQzJc&feature=related
 

Amethystte
Enviado por Amethystte em 20/11/2012
Reeditado em 20/11/2012
Código do texto: T3994815
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.